casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O bórax é seguro para a pele?

O bórax é um agente abrasivo e tamponante suave usado na desinfecção de roupas domésticas e em alguns cosméticos e sabonetes. O bórax, um mineral, é extraído das profundezas da terra ou de depósitos superficiais como os encontrados no Vale da Morte, perto de Boron, Califórnia. Embora seja uma substância natural, pode ser tóxico se não usado com cuidado. e funções

Os seres humanos têm extraído e usado bórax desde a sua descoberta na Pérsia mais de 4.000 anos atrás, de acordo com o autor Berthold Laufer. Os cristais de bórax se formam à medida que a água evapora dos leitos dos lagos e do escoamento das montanhas, deixando para trás depósitos que se concentram e endurecem com o tempo. Bórax geralmente tem uma aparência de giz branco. O nome "bórax" é usado para se referir a compostos minerais relacionados, incluindo biborato de sódio, deca-hidrato de borato de sódio, piroborato de sódio e deca-hidrato de tetraborato de sódio. Em água quente, o bórax converte moléculas de água em peróxido de hidrogênio, produzindo um efeito de branqueamento. O bórax contém o elemento boro, que as plantas precisam como um mineral. Demasiado boro mata-los, razão pela qual o pó é usado para exterminar ervas daninhas.

Usos cosméticos

Quando combinado com cera, bórax tem propriedades emulsificantes que melhoram a consistência de cremes e loções cosméticas. Há muito tempo vem sendo combinado com sabonete para fazer um limpador abrasivo para mecânica de automóveis e outros com mãos gordurosas. O bórax também é alcalino, o que o torna útil em toners de pele e fórmulas de limpeza. Ao combinar a limpeza e a esfoliação, o sabão bórax elimina as bactérias, o óleo e as células mortas da pele associadas à acne. Como um mineral natural, o bórax é um componente comum em receitas caseiras para produtos como exfoliantes e cremes frios.

Depois de usar produtos que contenham bórax, enxágue bem. Embora concentrações baixas sejam geralmente consideradas seguras para uso na pele, o bórax não está isento de riscos. Seus níveis de alcalinidade, por exemplo, podem causar irritação "significativa" da pele, de acordo com o Cosmetics Cop.

O ácido bórico, um primo químico do bórax, já foi usado no colírio, mas não é mais recomendado para qualquer uso medicinal. Um painel consultivo da Food and Drug Administration sugeriu restrições a compostos contendo ácido bórico. O borato de sódio é um ingrediente do Gardisil, uma vacina contra o papilomavírus humano administrada a meninas para prevenir o câncer do colo do útero. Alguns pais temem os efeitos colaterais desse ingrediente, que pode ser usado como veneno para ratos. A EPA adverte que as reações tóxicas nos seres humanos tendem a ser maiores nos machos, afetando os testículos e causando atrofia dos túbulos e menor contagem de espermatozóides.

Como aditivo alimentar, o bórax é proibido nos Estados Unidos. Ele também é usado ilegalmente como conservante em caviar, almôndegas, macarrão e arroz cozido no vapor. A EPA adverte sobre um risco maior de câncer de fígado ao longo de cinco a 10 anos de exposição regular a bórax em alimentos.

Redução de pele e descamação, insuficiência renal e convulsões podem ocorrer como resultado da exposição tóxica crônica ao bórax. A exposição ao bórax durante a gravidez pode causar defeitos congênitos, especialmente infertilidade masculina devido ao desenvolvimento fetal anormal, bem como possíveis anomalias cerebrais e esqueléticas.

Precauções para manuseio seguro

O bórax tem muitos usos domésticos, e você deve fazer o mesmo cuidado ao usá-lo como você faria com outros produtos de limpeza, inseticidas e herbicidas. Mantenha o bórax fora do alcance de crianças e animais de estimação. Mulheres grávidas devem limitar sua exposição ao bórax; enxágue bem superfícies e roupas onde o bórax é usado e não o use em áreas onde possa contaminar alimentos.