Você pode não ser um cardiologista, mas pode coletar uma certa quantidade de informações das linhas de um eletrocardiograma (ECG). Ainda assim, é importante deixar a leitura e o diagnóstico verdadeiros para profissionais de saúde treinados cuja profissão é detectar ritmos sinusais anormais.
Decifrando picos e vales
Compare seu ECG com a amostra normal (consulte ecglibrary.com/norm.html). As linhas verticais no papel cortam as ondas em cinco seções denotadas com letras PQRST. P é a pequena protuberância antes do mergulho, Q é o pequeno mergulho antes do pico, R é o pico, S é o afundamento após o pico e T é o pico baixo após o mergulho.
Compare a altura das corcundas P e T e do R-spike e sua nitidez. Compare também a largura deles com a impressão normal. Os ritmos sinusais lentos, chamados bradicardia, têm picos e vales menores e mais amplos. Ritmos sinusais mais rápidos, chamados taquicardia, têm picos e vales mais e mais finos.
Comparar os mergulhos-Q e S com o ritmo sinusal normal. A secção ST profunda ou elevada está associada a ataque cardíaco. Ondas deprimidas ou planas estão associadas a bloqueios no coração.
Não se preocupe excessivamente se o seu eletrocardiograma mostrar linhas planas entre picos e vales - isso é normal. No entanto, linhas planas estendidas provavelmente indicam que os eletrodos não estão captando nenhuma transmissão do coração. Chame seu médico imediatamente
Dica
Medicamentos podem influenciar as linhas (digoxina, por exemplo). Comer ou beber antes do teste pode alterar a frequência cardíaca. O exercício pode alterar a frequência cardíaca. Colocação dos eletrodos pode afetar a leitura.
Advertências
Só porque você percebeu anormalidades nas linhas não significa que você tem uma doença cardíaca. As leituras que parecem indicar problemas quando não há história de doença cardíaca, obesidade ou dor torácica são provavelmente um acaso. Sempre consulte seu médico antes e depois de qualquer teste.
Coisas Necessárias
Imprima da sua onda de monitor cardíaco (EKG)
Lápis
Régua
Imprimir fora do ritmo sinusal normal para usar como comparação