casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os vermes parasitas podem ser transmitidos da saliva humana?

Os parasitas são uma afecção comum que afeta seres humanos e animais. Nos países em desenvolvimento, onde o saneamento é deficiente e a desnutrição é comum, os parasitas humanos podem apresentar sérios riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e imunossuprimidos, como os que sofrem de AIDS. Parasitas intestinais também são comuns no mundo desenvolvido e são facilmente transmitidos de várias maneiras. No entanto, a saliva humana não é um meio comum de transmissão.

Parasitas Humanas

As infecções por vermes são comuns aos seres humanos e muitas vezes também são vistas em crianças. De acordo com Skye Weintraub em seu livro “The Parasite Menace”, infestações por vermes em crianças são mais facilmente identificáveis, uma vez que a baixa acidez de seus estômagos oferece um lugar compatível para as criaturas e pode até mesmo ser expelido por vômito. Em adultos, o ácido clorídrico no estômago mata a maioria dos parasitas e seus óvulos, mas alguns podem passar para o intestino delgado e se transformar em vermes adultos para a postura de ovos.

Transmissão de fezes

Ovos de verme são passados ​​para fora do corpo através do reto. Muitos vermes (como a lombriga) põem ovos no intestino, que depois são expelidos nas fezes. Os segmentos de tênia contêm muitos óvulos e segmentos inteiros também são eliminados do corpo do hospedeiro nas fezes. Pinworms se esquivam do corpo à noite e põem ovos ao redor do ânus. Os ovos de parasitas infectam um novo hospedeiro quando entram no corpo pela boca, seja por comida contaminada, água ou transmissão direta por falta de higiene (ou seja, não lavar as mãos depois de usar o banheiro).

As Glândulas Salivares

Ovos de parasitas não viajam pelo corpo para serem liberados pela boca ou pelas glândulas salivares, pois estes últimos não fazem parte do trato gastrintestinal e não abrigam parasitas intestinais. A única maneira pela qual os ovos de parasitas poderiam ser transmitidos através da saliva é se os ovos entrassem na boca e fossem imediatamente transmitidos a um segundo hospedeiro; por exemplo, um cachorro lambendo o ânus e lambendo imediatamente a boca do dono. Embora não seja impossível, não é provável que os seres humanos transmitam parasitas desta forma.

Anticorpos na saliva

Um médico pode testar secreções corporais, incluindo saliva, para a presença de parasitas no corpo. É possível testar a saliva de anticorpos resultantes da infestação parasitária intestinal, e estudos realizados em Santa Lúcia e na Tanzânia mostraram que esta pode ser uma estratégia eficaz para monitorar infecções por vermes entre crianças. Entretanto, ovos de parasitas são encontrados em amostras fecais e não em saliva. Anticorpos parasitas na saliva não são fontes de infecção.

Anfitriões intermediários

Alguns hospedeiros parasitas, incluindo a mosca tsé-tsé e outros parasitas sugadores de sangue, como carrapatos, podem transmitir infecções parasitárias secundárias quando sua saliva se mistura com um parasita. sangue do hospedeiro ao ser mordido, embora estes sejam parasitas do sangue e dos tecidos, em vez de parasitas intestinais. As pulgas podem ser um hospedeiro intermediário para as tênias, mas, novamente, elas só infectam um novo hospedeiro quando a pulga é ingerida, por exemplo, por um gato que se alisa com sua língua. Parasitas intestinais não são transmitidos pela saliva.