Fazer escolhas de dieta inteligentes é importante para todas as mulheres grávidas, mas é especialmente importante para as mulheres diagnosticadas com diabetes mellitus gestacional ou GDM. O diabetes gestacional é uma condição que causa açúcar elevado no sangue durante a gravidez. O objetivo da sua dieta é ajudá-lo a manter seu nível de açúcar no sangue dentro dos limites normais para promover uma gravidez saudável e o bebê. Consulte um nutricionista para discutir sua dieta diabética gestacional.
Comece com as necessidades calóricas para que você possa planejar sua dieta, você precisa saber quantas calorias você precisa por dia para promover um ganho de peso saudável. Um artigo de 2013 publicado no Today's Dietitian sugere que as mulheres com diabetes gestacional precisam de cerca de 2.000 calorias a 2.500 calorias por dia para atender às necessidades nutricionais e promover ganho de peso adequado. Isso é baseado nas necessidades calóricas de 35 calorias por quilo de peso corporal.
É claro que as necessidades de calorias são diferentes para todos, e algumas mulheres podem se beneficiar de uma dieta de baixa caloria para ajudar a controlar melhor o sangue açúcar. Seu nutricionista pode ajudá-lo a determinar suas necessidades calóricas pessoais para promover um ganho de peso saudável enquanto ajuda no controle do nível de açúcar no sangue. A parte mais importante da sua dieta para diabetes gestacional está controlando a ingestão de carboidratos, esses alimentos têm o maior impacto sobre o açúcar no sangue. Seu nutricionista pode ajudá-lo a determinar suas necessidades diárias de carboidratos, que podem variar de 35% a 40% das calorias. Por exemplo, em uma dieta de 2.200 calorias, 770 calorias para 880 calorias devem vir de carboidratos, ou 192 gramas a 220 gramas de carboidratos por dia. Estes carboidratos devem ser distribuídos uniformemente entre três refeições e dois a três lanches.
Alimentos contendo carboidratos incluem alimentos ricos em amido, como batatas e ervilhas, pães, cereais, grãos, massas, feijão, lentilhas, leite, iogurte e "Rótulos de alimentos e livros de contagem de carboidratos podem ajudá-lo a controlar sua ingestão de carboidratos. Em geral, 1 xícara de leite ou iogurte, um pequeno pedaço de fruta ou 1/2 xícara de fruta cortada, uma fatia de pão, 1/3 xícara de massa cozida ou arroz, 1/2 xícara de aveia ou 1/2 xícara de ervilhas ou batatas é igual a 15 gramas de carboidratos.
Dicas adicionais de dieta
Proteína alimentos, como tofu, ovos, queijo, carne, peixe e aves de capoeira, são uma parte importante do seu plano de dieta e deve ser incluído em cada refeição e lanche para ajudar a atender às necessidades e ajuda no controle de açúcar no sangue. Vegetais não estatais, como verduras, pepinos, pimentos, brócolis e cenoura, são considerados alimentos livres e não precisam ser contados ou sem porções.
Não coma mais de três porções de frutas por dia e evite o suco de frutas. Você também deve limitar doces como bolo, biscoitos e doces. Açúcar no sangue é difícil de administrar no café da manhã, e é recomendável limitar os carboidratos a duas porções e evitar leite e frutas.
GDM Meal Plan
Se você precisa de 2.200 calorias por dia, um café da manhã saudável para alguém com diabetes gestacional pode incluir duas fatias de torrada integral com 1 1/2 colher de sopa de manteiga de amendoim e um copo de água. Se você precisar de uma bebida quente, como café ou chá da manhã, converse com seu médico sobre as opções mais saudáveis. Esta refeição contém 360 calorias e 30 gramas de carboidratos.
Para um lanche no meio da manhã, considere um recipiente de iogurte desnatado sem açúcar com uma pequena maçã e 1 onça de queijo para 250 calorias e 30 gramas de carboidratos. br>
No almoço, desfrute de um sanduíche de peru com 3 onças de carne de peru, 1 onça de queijo em duas fatias de pão integral. Servido com 1 xícara de leite desnatado, verduras mistas com vinagrete balsâmico e 3/4 xícara de blueberries frescas. Esta refeição contém 615 calorias e 60 gramas de carboidratos.
No meio da tarde, um lanche saudável pode incluir 3/4 xícara de cereal frio sem açúcar integral com 1 xícara de leite desnatado e um ovo cozido para 275 calorias e 30 gramas de carboidratos.
Uma xícara de tofu, 12 castanhas, 1/2 xícara de grão de bico, bok choy, cenouras, brotos de feijão mungo e brócolis refogados em óleo vegetal e soja com baixo teor de sódio molho e servido com 1 xícara de arroz integral faz um jantar saudável, controlado por carboidratos. Esta refeição contém 690 calorias e 60 gramas de carboidratos.