As ampolas e frascos ficam nas prateleiras das farmácias ou laboratórios químicos. Ambos os tipos de recipientes desempenham um papel ativo no armazenamento de fluidos químicos ou sólidos que serão misturados com outros ou entregues a um paciente. Embora ambos se refiram a recipientes de vidro ou às vezes de plástico, eles se beneficiam de diferentes designs e servem a diferentes finalidades.
Ampola
Uma ampola normalmente indica um recipiente de vidro selado que contém algum composto farmacêutico. Este dispositivo é selado para proteger seu conteúdo do ar ou umidade. O fechamento do pequeno recipiente resulta da fusão da ponta da ampola. Sua abertura requer a quebra do gargalo da garrafa.
Frasco
Um frasco representa um termo mais amplo do que uma ampola. Inclui qualquer pequeno recipiente que contenha compostos farmacêuticos ou químicos. Tipicamente feito de vidro, o frasco pode ser selado ou não selado. O recipiente fecha com um parafuso na tampa ou um bujão de borracha. Às vezes, o topo inclui um conta-gotas para medir o líquido a ser recuperado. O frasco tende a ter um fundo plano para que ele possa descansar em um balcão.
Proteção da Potência
Elementos químicos que tendem a ser instáveis na presença de ar ou outro composto permanecem intactos e mantêm sua potência quando armazenado em uma ampola. Freqüentemente, os fabricantes de medicamentos puxam o ar para fora de uma ampola antes de selá-lo para evitar que a medicação se degrade dentro do contêiner. Um frasco normalmente não é hermético e contém compostos estáveis.
Reuse
Como a ampola se abre com uma quebra de sua casca, esse recipiente não é reutilizável. Às vezes, romper a ampola pode ser um desafio e às vezes apresentar risco de lesão, de acordo com Ron Stoker, diretor executivo da International Sharps Injury Prevention Society. Em contraste, um frasco pode ser limpo e reutilizado várias vezes e apresenta menor risco de lesão.
Medição de Volume
O recipiente de uma ampola apresenta pequenas variações em seu volume interno. Isso resulta do processo de vedação que derrete o vidro. Normalmente, uma seringa com indicadores de volume puxa algum fluido da ampola para dimensionar a quantidade necessária de medicamento. Em contraste, um frasco pode fornecer marcações de volume precisas que se tornam um indicador visual do volume restante do produto.
Mistura
Frascos agem como recipientes convenientes para misturar vários compostos químicos juntos. Através de suas paredes de vidro, os compostos resultantes apresentam sua consistência e cores. A borda de vidro quebrada das ampolas abertas apresenta o risco de introduzir pequenos fragmentos de vidro em uma mistura de elementos químicos e, portanto, não se prestam a misturar produtos.