O óxido de ferro é um dos 16 compostos químicos compostos de ferro e oxigênio, ou ferro, oxigênio e hidrogênio. Muitos desses compostos ocorrem naturalmente; a ferrugem, por exemplo, é o resultado do ferro reagir à água, composta de moléculas de hidrogênio e oxigênio. Outros são feitos deliberadamente para fins industriais. Penny moedas, por exemplo, são feitas de metal pigmentado com composto de óxido de ferro. O óxido de ferro também é usado por suas propriedades magnéticas. Embora geralmente considerados não-tóxicos, os compostos de óxido de ferro têm sido investigados quanto a possíveis efeitos prejudiciais aos seres humanos.
Nanotoxicidade
Existem vários usos médicos para ferro e óxido de ferro, pois ambos ocorrem naturalmente e são essenciais para o corpo humano. . No entanto, uma pesquisa recente da UC San Diego sugeriu que os óxidos de ferro usados comumente em tratamentos médicos podem causar toxicidade em alguns tipos de células quando combinados com revestimentos especialmente desenvolvidos para ligar as partículas de óxido de ferro a determinados tipos de células, como células cancerígenas. Em um artigo publicado pela Biomaterials, o autor sênior Sungho Jin sugeriu que, embora nem o óxido de ferro ou os revestimentos fossem individualmente nocivos, eles causaram reações inesperadas nas células às quais se ligam.
Efeitos Ecológicos
Grande quantidades de óxido de ferro podem causar sérios problemas ambientais. Em estados de mineração como a Pensilvânia, minas de ferro inundadas com galões de água derramada de óxido de ferro em lagos, rios e lagos; isso pode envenenar peixes e poluir o meio ambiente. As moléculas de ferro reagem com o oxigênio para criar um óxido de ferro sólido conhecido como "menino amarelo", que afunda no fundo dos rios e canais para poluí-los. "Garoto amarelo" sufoca a vida aquática e mata peixes e plantas.
Danos respiratórios
Na Austrália, tempestades que chicoteam poeira de óxido de ferro vermelho na atmosfera dos centros urbanos revelaram que o óxido de ferro pode causar problemas respiratórios e exacerbar asma, alergias e sinusite. O óxido de ferro em si não é tão perigoso quanto o pólen da planta e o material que atrai; Este material pode causar reações alérgicas graves e potencialmente letais.
Magnetic Dangers
O óxido de ferro é freqüentemente usado para fazer ímãs, e estes têm sido associados a uma variedade de problemas de saúde. O perigo mais comum de pequenos ímãs de óxido de ferro é que eles podem ser engolidos. Dois ímãs dentro do trato digestivo podem se unir entre as paredes intestinais, criando um bloqueio que pode ter repercussões médicas sérias ou até mortais. Isso é especialmente perigoso em bebês e crianças pequenas, que podem facilmente engolir pequenos ímãs.