Os grãos que têm sido usados há séculos em todo o mundo estão se tornando cada vez mais populares como fontes de alimento nos Estados Unidos também. Sorgo e a farinha feita a partir dele é um exemplo de um desses grãos. Ele fornece qualidades nutricionais específicas, bem como a adição de variedade e textura para assados padrão.
Antecedentes e História
Um grão comum na África e na Índia ao longo da história, o sorgo também é cultivado nos Estados Unidos e está se tornando mais amplamente disponível para compra do consumidor. De acordo com o Conselho de Grãos dos EUA, o sorgo é a terceira cultura de cereais mais importante a nível nacional e a quinta mais importante em todo o mundo. O sorgo tem sido usado nos Estados Unidos há muito tempo como alimento para animais, mas agora é visto como um grão alternativo para consumo humano. O grão integral é moído em uma farinha que pode ser usada para cozinhar e assar. Também é conhecido como farinha de milo.
Conteúdo Nutrição
Farinha de sorgo é embalado com vitaminas, minerais, fibras e proteínas de acordo com o USDA National Nutrient Database. Apenas 1 xícara de farinha de sorgo fornece mais de 15% de sua ingestão diária recomendada de riboflavina e potássio; mais de 25% do IDR de niacina e tiamina; mais de 40% do IDR de ferro e proteína e quase 50% da sua ingestão recomendada de fibras e fósforo.
Sem Glúten
Uma das principais razões pelas quais a farinha de sorgo entrou no centro das atenções é porque é sem glúten. O glúten é uma proteína encontrada em muitos grãos, como trigo, cevada, centeio e aveia. Enquanto algumas pessoas optam por comer alimentos sem glúten por causa da intolerância leve, este tipo de dieta é essencial para aqueles que têm doença celíaca. A doença é uma desordem auto-imune causada por uma reação ao glúten que pode resultar na má absorção de nutrientes, bem como dor abdominal grave e sintomas relacionados. Pessoas com doença celíaca devem comer uma dieta livre de glúten, o que torna a farinha de sorgo ideal para cozinhar e assar.
Cozinhar com farinha de sorgo
Tradicionalmente esta farinha tem sido usada como alimento de cereais para criar panquecas e fermentadas e mingaus e pães não fermentados - como o jowar roti na Índia - em diferentes culturas. Nos Estados Unidos, está se tornando mais comum o uso de farinha de sorgo em produtos assados. Pode ser adicionado ou substituído em qualquer receita que exija farinha, como bolos, biscoitos, pães e muffins. Farinha de sorgo tem um sabor suave que pode ser benéfico para o cozimento, porque não irá adicionar um sabor desconhecido ou distinto. No entanto, devido à falta de glúten, tem influência na textura dos produtos de panificação. O glúten atua como um aglutinante nos alimentos, então considere adicionar um aglutinante alternativo, como amido de milho, a receitas ao usar farinha de sorgo. Além disso, o sorgo produz frequentemente um produto final mais seco e friável. Adicionar óleo extra ou outra fonte de gordura e ovos pode melhorar a textura, e adicionar um agente de fermentação, como fermento ou bicarbonato de sódio, ajudará a massa a crescer.
Onde encontrar o produto?
Farinha de sorgo pode ser encontrada em muitas lojas especializadas em alimentos saudáveis, na mesma seção que outros grãos e farinhas. Você também pode encontrá-lo na seção livre de glúten se a loja tiver um. Também pode ser encontrado em mercados étnicos de alimentos. Pode ser listado sob outro nome. Por exemplo, na cultura indiana, a farinha de sorgo é conhecida como jowar atta.