Antes de serem elegíveis para doar sangue ou componentes sanguíneos, os doadores em perspectiva devem ser testados para determinar se eles têm quantidades adequadas de hemoglobina para sua segurança. A qualificação mínima é de 12,5 gramas por decilitro (g /dL) e causa a maioria dos diferimentos dos doadores. Um dos métodos padrão envolve colocar uma gota de sangue em um tubo de ensaio de solução de sulfato de cobre: se a gota de sangue afundar no fundo em uma quantidade aceitável de tempo, o doador se qualifica. Se a gota de sangue flutuar ou demorar muito para afundar, o doador é adiado. Este artigo descreve, para fins educacionais, as etapas envolvidas no teste qualitativo de sangue para o nível de hemoglobina usando sulfato de cobre.
A solução de sulfato de cobre é colocada em um tubo de ensaio claro, com várias polegadas de altura temperatura ambiente e coberto para evitar a evaporação. Um novo tubo é feito diariamente ou após 20 a 30 testes.
Uma pequena quantidade de sangue é produzida do lado de um dedo limpo com álcool usando uma lanceta seguida de pressão no local do palito. A gota de sangue é então levada para um pequeno tubo capilar por ação capilar. O local da picada no dedo tem uma gaze aplicada para evitar qualquer sangramento.
Um bulbo conta-gotas de látex é então anexado ao tubo capilar contendo o sangue. O bulbo conta-gotas é espremido ligeiramente para expelir uma gota de sangue meia polegada acima do tubo de ensaio de sulfato de cobre agora aberto. A gota de sangue forma automaticamente um pellet ao entrar em contato com o sulfato de cobre. O tubo capilar usado é descartado como resíduo de risco biológico.
A gota de sangue é observada por um curto período de tempo para determinar se ele afunda (hemoglobina doadora acima de 12,5 g /dL de corte) ou nada (hemoglobina doadora pode ser inferior a 12,5 g /dL cut-off). Como o teste é apenas uma estimativa, muitos testes de falso-negativos (a hemoglobina não é < 12,5 g /dL) são produzidos e a hemoglobina pode ser verificada de outra maneira mais precisa.
Dica
Como o teste funciona: a gravidade específica do sangue é diretamente proporcional à quantidade de hemoglobina que ele contém. O sangue com um nível de hemoglobina de 12,5 g /dL tem um peso específico de 1,053 g /mL. Assim, quando uma gota de sangue é colocada em uma solução com gravidade específica de 1,053 g /mL, ela afundará se tiver uma gravidade específica maior e, portanto, maior que 12,5 g /dL de hemoglobina e vice-versa. O manche é o único método aceito de obter o sangue para esse método; enquanto eu mesmo preferia ter o lóbulo da orelha espetado, a pesquisa sugere que esse local é inadequado devido à alta variabilidade de resultados. Existe um risco mínimo para o potencial doador para este teste; o efeito colateral é a dor no local da picada. Uma hemoglobina de 12,5 g /dL corresponde a um hematócrito de 38% (porcentagem do volume sanguíneo ocupado pelos glóbulos vermelhos).
Advertências
Este artigo é educativo para os doadores que gostariam de saber mais sobre Este artigo não é para testar sua própria hemoglobina ou para o auto-diagnóstico de anemia. Tome as recomendações do centro de doação de sangue para o coração (sem trocadilhos) e consulte o seu médico se você tiver alguma preocupação com a sua saúde.
Coisas necessárias
Sulfato de cobre solução com uma gravidade específica de 1.053 g /ml
Dedalhe suprimentos (álcool bolsas, lancetas e gaze)
Tubos capilares com lâmpadas conta-gotas de látex