casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os efeitos da respiração de vapores de esgoto bruto

Respirar os vapores de esgoto bruto pode ser tanto desagradável quanto fisiologicamente prejudicial. Esgoto bruto produz um corpo a corpo de compostos gasosos. Gases incolores comuns encontrados em sistemas de esgoto incluem sulfeto de hidrogênio, dióxido de carbono, metano e amônia. Altos níveis desses gases tornam-se tóxicos, e altas concentrações de metano e dióxido de carbono, em particular, deslocam oxigênio no ar. Além disso, solventes industriais e contaminantes biológicos no esgoto podem ficar no ar e causar efeitos adversos à saúde.

Problemas levantados por gases

Tanto o sulfeto de hidrogênio quanto a amônia têm odores que previnem sua presença. O metano e o dióxido de carbono não. Como o metano e o dióxido de carbono substituem o conteúdo de oxigênio no ar ao redor do esgoto bruto, os níveis normais de nitrogênio aumentam também. Para cada 5% do metano presente, 1% do oxigênio é deslocado. O ar normal contém 21% de oxigênio e 78% de nitrogênio. Diminuir as concentrações de oxigênio por deslocamento com outros gases pode levar à asfixia e danos nos tecidos.

Industrial Toxin Fumes

Consumidor e produtos industriais despejados em drenos acabam em esgoto bruto. Solventes, retardadores de chamas, pesticidas, produtos de limpeza e compostos orgânicos voláteis misturados em esgoto bruto podem instigar a formação de gases tóxicos. Os vapores do alvejante, um produto de limpeza comum encontrado no esgoto bruto, podem irritar o sistema respiratório. Além disso, como os surfactantes como alquilbenzeno sulfonato, álcool etoxilado e álcool éter sulfato - produtos químicos das indústrias de cosméticos e detergentes e serviços de lavanderia ou lavagem de carros - ficam suspensos no ar, eles podem irritar as membranas mucosas.>

A volatilização é a perda gasosa de uma substância para a atmosfera. Agitação de esgoto bruto pode causar volatilização de contaminantes biológicos no esgoto, embora este tipo de suspensão microbiana seja de curta duração. Respirar contaminantes microbianos suspensos pode infectar uma pessoa com bactérias, fungos, parasitas ou vírus. Bactérias e parasitas freqüentemente causam diarréia, febre, cólicas e vômitos. Os sintomas de infecções fúngicas incluem reações alérgicas e infecções pulmonares. Sintomas virais variam.

Outros efeitos fisiológicos

Os efeitos da respiração do gás de esgoto bruto podem ser amplos. Sinais sutis de exposição ao gás podem incluir dores de cabeça, tosse, náusea e irritação das membranas mucosas, que podem ocorrer quando o esgoto não tratado faz o backup em uma casa ou empresa. As pessoas que trabalham diariamente com esgoto bruto podem encontrar maior exposição aos fumos. Esses indivíduos podem sentir dores de cabeça, tontura, fadiga, irritação nos olhos e falta de ar.

Estudos científicos

Várias pesquisas analisaram os efeitos do esgoto bruto em pessoas que trabalham na área de tratamento de esgoto. Segundo um artigo de 2014 publicado no Journal of Clinical and Diagnostic Research, a exposição ocupacional a poeiras, fumos, gases e bio-aerossóis de esgotos contribuiu para o estresse oxidativo, que foi um dos mecanismos que levaram ao comprometimento obstrutivo da função pulmonar dos trabalhadores. Além disso, um estudo de 2011 no Jornal Internacional de Medicina Ocupacional e Ambiental afirma que os trabalhadores em estações de tratamento de águas residuais são de alto risco para o desenvolvimento de infecções.