Características
Em células falciformes, os glóbulos vermelhos ficam grudados quando desoxigenados e formam polímeros que tornam a membrana celular rígida e incapaz de fluir através de capilares conforme a necessidade.
Sintomas
Os sintomas da célula falciforme não aparecem com freqüência até pelo menos 4 meses de idade e podem incluir o seguinte: dolorosas "crises" que duram longos períodos, fadiga, icterícia e dificuldade para respirar. Casos graves de talassemia podem causar morte ao nascer. Os sintomas gerais da talassemia incluem deformidades ósseas, aumento do fígado ou do baço e crescimento atrofiado.
As transfusões de sangue são geralmente necessárias tanto para o aneurisma das células falciformes como para a talassemia. A principal diferença no tratamento entre os dois é que a célula falciforme também pode exigir diálise, transplante renal, cirurgia para problemas oculares ou ereções anormais e remoção da vesícula biliar. Antibióticos são necessários devido à incidência de infecção.
Prognóstico
As células falciformes podem causar falência de órgãos se não forem adequadamente tratadas. Pacientes com anemia falciforme também são suscetíveis a infecções que podem ser fatais se não forem abordadas imediatamente. A talassemia pode levar à morte por insuficiência cardíaca se não for tratada.
Considerações
A talassemia tem maior probabilidade de estar presente em pessoas de descendência grega ou italiana, enquanto a falciforme é mais freqüentemente encontrada em pessoas de origem africana ou asiática. ascendência.