As embalagens quentes e frias contêm misturas de produtos químicos que reagem em conjunto para criar calor e frio. Os produtos químicos em embalagens quentes combinam-se para causar reações exotérmicas, enquanto aqueles em embalagens frias causam reações endotérmicas. A maioria dos produtos químicos utilizados nessas embalagens não é tóxica e não representa uma ameaça ao meio ambiente. A exceção é o nitrato de amônio, que não é apenas tóxico; é potencialmente explosivo.
Embalagens quentes de uso único
A principal substância química em embalagens quentes de uso único é o cloreto de cálcio ou o sulfato de magnésio; o outro ingrediente é a água destilada. Cloreto de cálcio é um sal comum que é freqüentemente usado para derreter o gelo de estradas e calçadas. Cloreto de cálcio não é um sal de qualidade alimentar, mas não é tóxico. Altas concentrações de cloreto de cálcio podem prejudicar plantas e árvores próximas a estradas. O sulfato de magnésio é outro composto salino. É freqüentemente usado medicamente para absorver músculos e pés doloridos - o sal Epsom é um exemplo. Ele também é usado como um sal de banho e é encontrado em algumas marcas de água engarrafada.
de uso único Cold Packs
Em embalagens de frio de uso único, o nitrato de amônio químico é usado. O nitrato de amônio é tóxico se ingerido. É um químico muito perigoso usado em fertilizantes e explosivos. Se uma embalagem se abrir e o nitrato de amônio entrar em contato com materiais combustíveis, ele poderá explodir. As embalagens frias também contêm água destilada e quando os revestimentos internos são quebrados, o nitrato de amônio reage à água e causa uma reação exotérmica.
"Secos" Pacotes de Calor
Os produtos químicos nas embalagens quentes "secas" na maioria das vezes pó de ferro, carvão ativado, vermiculita e sal. Eles também podem conter pó de madeira e uma pequena quantidade de água. Os produtos químicos são inofensivos e a maioria é encontrada na natureza. Carvão ativado é apenas carvão vegetal processado e a vermiculita é um mineral natural. Essas embalagens começam a funcionar depois que os produtos químicos são expostos ao ar.