Como funcionam os laxantes
Os laxantes têm o objetivo de esclarecer o trato intestinal muito rapidamente através do uso de medicamentos ou produtos fitoterápicos, como um óleo de cáscara, sena ou mamona. A área-alvo para o laxante é o intestino grosso e o uso de laxantes é recomendado para certos procedimentos médicos ou para indivíduos com movimentos intestinais lentos. Como os laxantes não têm efeito sobre o intestino delgado, onde ocorre a absorção calórica, eles terão pouco ou nenhum efeito sobre a perda de peso real. No entanto, uma vez que o inchaço ou constipação é aliviada, não continue a usar o laxante, pois pode levar à dependência e danos.
Uso razoável de laxantes
Os laxantes podem ser eficazes para perda de peso pequena, a curto prazo, como para um evento esportivo ou para se encaixar em um vestido de ocasião especial. No entanto, certifique-se de escolher um laxante suave que visa aliviar o inchaço associado à constipação. Um laxante suave também pode ser eficaz para aliviar a retenção de água nos intestinos, como durante um ciclo menstrual.
Efeitos colaterais do uso de laxantes
O efeito colateral mais significativo do uso de laxantes é a freqüência regular e imprevisível de uso de banheiro, que pode ter um impacto significativo no seu funcionamento diário. Mais importante, no entanto, é o impacto do uso laxante a longo prazo em outros sistemas do corpo, que pode incluir danos do trato gastrointestinal, osteomalácia, ciclos menstruais irregulares, dor de estômago, náusea e dependência. À luz desses efeitos colaterais, em comparação com seu pequeno benefício real de perda de peso, o uso de laxantes para perda de peso não é um método aconselhável.