A língua pode ser um órgão útil ao diagnosticar diferentes doenças. A maioria dos médicos verifica automaticamente as línguas durante uma visita ao consultório, e você pode facilmente ver a sua língua para ajudar a manter o controle de sua saúde. Algumas irregularidades de língua podem ser causadas por reações alérgicas, tabagismo pesado ou efeitos colaterais de medicamentos, enquanto outros podem ser um sinal de doença. Dor e Inchaço
Uma língua dolorida ou inchada pode indicar doença. As dores de língua são doloridas e sensíveis e muitas vezes acompanhadas de um sabor amargo, secura ou falta de gosto na boca. Línguas inchadas são aquelas que são ampliadas e desajeitadas. Uma língua inflamada e membranas mucosas circundantes podem ser um sinal de estomatite - inflamação do revestimento mucoso das estruturas da boca. Outras doenças frequentemente marcadas por uma língua dolorida e inchada são distúrbios cardíacos, cerebrais ou intestinais e aquelas que atacam os vasos sanguíneos ou tecidos do corpo.
Erupção cutânea e Comichão
Uma língua com comichão, ou uma que é revestida com um erupção cutânea, pode indicar doença. Preste atenção à coceira ou uma erupção na língua. Pode ser o sinal de uma infecção em seu corpo.
Descoloração
A descoloração da língua pode indicar uma série de doenças. As línguas podem desenvolver manchas brancas, manchas brancas ou um revestimento branco, que pode ser o sinal de uma doença auto-imune. Línguas vermelhas ou inflamadas podem ser um sinal de anemia. Línguas pretas e peludas podem ser um sinal da gengivostamite da boca. Línguas azuis ou pálidas podem indicar doença pulmonar ou cardíaca ou anemia. Línguas que são escuras, com pigmentos preto-azulados, marrons ou pretos, podem indicar melanoma ou câncer de pele. A glossite, ou uma língua vermelha inflamada, pode ser um sinal do HIV ou das condições crônicas de doenças cardíacas ou diabetes. Línguas que ficam vermelhas e esburacadas, como um morango, podem indicar a síndrome do choque tóxico. A língua do morango também pode ser um sinal da doença de Kawasaki, que afeta os gânglios linfáticos. Línguas peludas, que parecem ter uma camada de pelos ou pêlos, podem indicar doença gastrointestinal. Qualquer descoloração da língua também pode ser um sinal de câncer.
Úlceras e colisões
Úlceras e inchaços na língua são outros possíveis sinais de doença. Úlceras podem ser um sinal de tuberculose.
Outros sintomas
Uma língua inchada, dolorosa e ardente pode indicar glossodinia, também conhecida como síndrome da boca queimada. Pode ser um sintoma de diabetes. Uma língua fraca também pode ser um sinal de diabetes, assim como alcoolismo e esclerose múltipla. Dois outros sintomas que podem indicar doença são uma língua pequena e uma língua entorpecida ou formigante, conhecida como parestesia.