Borracha usada para fazer pneus emitem vapores conhecidos por causar doenças e doenças entre aqueles que trabalham com ela. As taxas de doenças cardíacas e pulmonares e certos tipos de câncer foram maiores para aqueles na fabricação de pneus ao longo de várias décadas, apontam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Estudos indicam que a exposição ao dissulfeto de carbono, usado em a fabricação da borracha usada nos pneus leva ao aumento do risco de doenças cardíacas. A exposição ao dissulfeto de carbono ocorre pela inalação de vapores ou pelo consumo de água ou alimentos. Segundo a Agência de Proteção Ambiental, respirar altos níveis de dissulfeto de carbono pode ser fatal, devido aos seus efeitos no sistema nervoso central. Mesmo respirar baixos níveis durante longos períodos pode causar problemas.
Benzeno
O benzeno, um agente irritante, tóxico e cancerígeno, é usado para fazer a borracha nos pneus. O benzeno é suspeito de causar vários tipos de leucemia com exposição prolongada. Vapores de benzeno são liberados quando a borracha é aquecida.
Preto de carbono
O negro de fumo, usado para escurecer a borracha nos pneus, causou sérios efeitos respiratórios após inalação de longo prazo, o Centro Canadense de Saúde Ocupacional e Segurança relatada. Partículas finas de negro de fumo se acumulam nos pulmões e podem causar redução da função pulmonar, enfisema ou bronquite crônica. “Limitada evidência humana e animal sugere que efeitos pulmonares significativos e potencialmente irreversíveis podem ocorrer com exposições a altas concentrações no ar”, afirma o relatório. , , ] ]