A terra de diatomáceas é feita de dióxido de silício, também conhecida como sílica amorfa e pó de sílica, entre outros nomes. O nome terra de diatomáceas refere-se à fonte do material como um pó constituído pelos esqueletos fossilizados esmagados de criaturas pré-históricas. Terra de diatomáceas moídas e finas está disponível como substância de grau alimentício.
Riscos de Ingestão
A terra de diatomácea com grau alimentício não é venenosa para humanos e muitos fabricantes de alimentos a utilizam na preparação de alimentos. A terra de diatomáceas tem propriedades químicas que impedem a comida de aglomerar-se para que possa fluir adequadamente e líquidos da formação de espuma. Também afeta a germinação de sementes e pode fazer parte de um processo de filtração. O material é higroscópico e também desempenha um papel em manter os alimentos secos. O pó também não é perigoso para tocar.
Inalação Dangers
O maior perigo da terra diatomácea grau alimentício surge do fato de que é um pó e é feito de sílica. Uma pessoa pode inalar o pó para os pulmões e adoecer. O Centers for Disease Control and Prevention afirma que a sílica inalada pode causar uma série de doenças, como a silicose. Outras doenças dos pulmões também podem ser mais prováveis pela inalação de sílica, como a tuberculose. A exposição à sílica também pode estar envolvida no desenvolvimento de outras doenças não relacionadas ao pulmão, como problemas autoimunes e doença renal crônica. Estes perigos são mais prováveis de ocorrer com repetidas exposições à substância.
Riscos de Irritação
As partículas de pó de terra diatomácea também podem causar irritação devido ao seu pequeno tamanho e propriedades abrasivas. Se uma pessoa é exposta ao pó, o pó pode entrar nos olhos, que são sensíveis ao pó. Os olhos podem ficar vermelhos e arranhados, embora esse efeito seja temporário. O pó também pode irritar o revestimento da garganta e do interior do nariz.
A terra de diatomácea de qualidade alimentar não é intrinsecamente carcinogénica, mas as alterações nos pulmões que uma pessoa pode sofrer exposição à sílica pode levar ao câncer de pulmão.
Precauções de segurança
Para negar o risco de inalação da sílica, a poeira deve ser manuseada em uma área ventilada. Uma pessoa que é exposta ao pó de terra diatomácea de grau alimentício deve se mover para uma área de ar fresco. Ele deve lavar os olhos com água limpa, beber água limpa para remover partículas de sua garganta e assoar o nariz para remover a poeira presa ali. A poeira pode ser especialmente irritante para uma pessoa com uma doença preexistente das vias aéreas, como bronquite, enfisema ou asma.