O censo de 1995 mostrou que 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos estão completamente cegas ou parcialmente prejudicadas. As pessoas cegas enfrentam desafios que os que enxergam não precisam superar, e muitas vezes são limitados em sua capacidade de viver a vida.
Interação com o meio ambiente
As pessoas cegas podem ter dificuldade em interagir com seu ambiente. Porque pode tornar-se difícil perceber onde se está e ir de um lugar para outro, o movimento pode se tornar restrito, levando a ter pouco contato com o mundo circundante. Enquanto outros sentidos podem ser aprimorados, isso pode ser compensado por uma tendência à superprotecção.
Interação Social
Pessoas cegas são freqüentemente restritas em sua capacidade de interagir socialmente. Pode haver uma apreensão ou constrangimento por parte das pessoas com visão ao lidar com os cegos, o que pode levar à dificuldade dos cegos em desenvolver relacionamentos. Como resultado, eles são frequentemente relegados a papéis específicos na sociedade e geralmente são mantidos em padrões e expectativas mais baixos. De acordo com Carrie Gilmer, presidente da Minnesota Parents of Blind Children, seu filho de 15 anos, deficiente visual, Jordan sempre foi tratado por sua escola com expectativas reduzidas, apesar do fato de que Jordan era um estudante honorário. Em um ponto, os funcionários da escola o proibiram de aprender uma técnica não visual de carpintaria.
Símbolos visuais
Muito de como nos comunicamos é através do uso de símbolos visuais. Dependemos do que vemos para nos alertar do perigo, para orientar e interagir com as pessoas. O cego é muitas vezes colocado em uma situação de ser excluído desses símbolos, que, na verdade, os afasta de uma parte do mundo.
Emprego Ganhador
Os cegos têm dificuldade em encontrar um emprego adequado. De acordo com a Independence Inc., 65% a 70% das pessoas cegas estão desempregadas ou subempregadas, e os empregos que conseguem obter são geralmente subestimados. Michelle Gittens, uma estudante de música cega e cantora profissional, disse que a pior parte de ser cego é a situação do emprego. "Não trabalhar é o maior problema", disse ela. "É desumano". Os cegos têm que lidar com a percepção pública de que eles não são capazes de funcionar tão bem na sociedade como pessoas com visão. Gittens disse que sempre que ela se sentava em um assento regular de ônibus e não era destinada aos deficientes, outros às vezes diziam que ela não pertencia a ele. Segundo a Federação Nacional dos Cegos, os deficientes visuais enfrentam uma forma de preconceito que pode retê-los, e só podem ser eliminados através de esforços contínuos para educar o público.