A diarréia espumosa pode indicar uma série de doenças e enfermidades, mas é mais comumente associada à doença celíaca. A doença celíaca é uma doença digestiva auto-imune em que o corpo ataca a si mesmo toda vez que o glúten é consumido, danificando a superfície de absorção ou "vilosidades" do intestino delgado. Isso torna o corpo incapaz de absorver nutrientes dos alimentos, o que pode levar à desnutrição. Na doença celíaca, diarréia espumosa é muitas vezes acompanhada por inchaço, gases e, por vezes, náuseas.
Doença celíaca: Diagnóstico e Tratamento
A doença celíaca é uma intolerância hereditária ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio . A doença pode ser difícil de diagnosticar; Segundo a Fundação Nacional para a Consciência Celíaca, três milhões de americanos sofrem da doença, mas apenas cerca de cinco por cento são diagnosticados com precisão. Muitos sofredores de doença celíaca inicialmente recebem um diagnóstico de síndrome do intestino irritável (IBS). Diagnosticar a doença celíaca requer um exame de sangue e uma biópsia.
A única maneira de tratar a doença celíaca é evitar completamente o glúten. Isso pode ser difícil devido à presença da proteína em grãos que há muito tempo estão associados a um grupo alimentar básico. De fato, grãos com glúten são encontrados em tudo, desde pão e cereais a massas, carnes processadas, até bolachas de comunhão. Diretrizes dietéticas foram desenvolvidas para o Grupo de Intolerância ao Glúten e Fundação da Doença Celíaca e estão de acordo com as diretrizes publicadas pela American Dietetic Association.
Outras Causas
A diarréia espumosa também pode indicar várias outras doenças, incluindo IBS, infecções parasitárias e doença da vesícula biliar. Se a doença da vesícula biliar for o problema, a diarréia espumosa é geralmente de cor amarela ou verde e pode queimar saindo do ânus. Isso é causado pelo ácido biliar. A doença da vesícula biliar é frequentemente acompanhada por uma dor aguda na parte superior do abdómen, geralmente do lado direito, e pode ser diagnosticada através de um exame da HIDA.
Se sofrer de diarreia espumosa por mais de um ou dois dias, consulte um médico imediatamente. Além de ser um sintoma da doença celíaca ou outras doenças digestivas, a diarréia espumosa pode levar à desidratação.