Sintomas
Os sintomas comuns de candidíase oral incluem o desenvolvimento de manchas brancas, levantadas na língua, bochechas internas, amígdalas, gengivas, garganta ou céu da boca. Essas lesões geralmente se parecem com queijo cottage e sangram levemente quando são escovadas ou raspadas. Em casos graves, as lesões se espalham para o esôfago, o que causa dificuldade de deglutição e febre. Pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem ter aftas da boca espalhadas em outras partes do corpo, como pele, fígado ou pulmões.
Causas
Certos medicamentos e doenças podem perturbar o equilíbrio de microorganismos no organismo. corpo, resultando em um caso de candidíase oral. Medicamentos que podem desencadear o supercrescimento de Candida incluem antibióticos, pílulas anticoncepcionais e corticosteróides. Doenças que enfraquecem o sistema imunológico também podem estimular o crescimento de aftas na boca. Algumas dessas condições médicas incluem HIV, AIDS, câncer, esclerose múltipla (EM), diabetes não controlada, anemia falciforme e doença de Crohn. Às vezes, a candidíase oral é vista em usuários de prótese e bebês que chupam uma chupeta.
Diagnóstico
Um médico ou um dentista tipicamente diagnostica candidíase oral examinando a boca do paciente. Se ele encontrar alguma das distintas legiões brancas, ele escapará levemente das feridas para examinar a área por baixo. Uma amostra de tecido é geralmente retirada e examinada ao microscópio. Se o médico acha que o sapinho se espalhou para o esôfago, ele pode tomar uma cultura da garganta, que requer levemente raspando a parte de trás da garganta com um cotonete estéril.
Tratamentos
Thrush da boca é tipicamente tratados com medicamentos antifúngicos. O medicamento prescrito é geralmente tomado por 10 a 14 dias e está disponível em comprimidos, líquidos ou pastilhas. Se outro problema médico causou o surto de candidíase oral, então essa condição de saúde também deve ser tratada. Os usuários de próteses devem obter melhores próteses. Os diabéticos podem precisar ter sua medicação ajustada. Aqueles que sofrem de HIV ou AIDS podem ter que continuar com o tratamento antifúngico.
Prevenção
O sapinho da boca pode ser prevenido com a prática de higiene bucal saudável. Indivíduos que são propensos a candidíase oral devem escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental pelo menos uma vez. Eles não devem usar nenhum tipo de enxaguatório bucal ou sprays orais porque esses produtos podem perturbar o equilíbrio natural de microorganismos na boca. Aficionados por aftas devem limitar sua ingestão de alimentos açucarados e fermentados. , , ] ]