Os tratamentos para a placa da aorta abdominal variam de métodos naturais, como fazer mudanças positivas no estilo de vida, até se submeter à cirurgia. O tratamento depende da sua situação individual e da gravidade da sua formação de placa. Em termos médicos, a formação de placas é conhecida como aterosclerose. Segundo a American Heart Association, a aterosclerose ocorre quando depósitos como o colesterol se acumulam no revestimento da parede da aorta. Hábitos insalubres podem contribuir para o surgimento dessa doença lenta e complexa.
Faça mudanças no estilo de vida
Faça mudanças no estilo de vida. Muitas vezes, mudanças positivas no estilo de vida são a primeira defesa no tratamento da placa da aorta abdominal, ou aterosclerose, de acordo com a Mayo Clinic e a American Heart Association (AHA). As mudanças no estilo de vida podem reduzir os fatores de risco e impedir o desenvolvimento de novas placas.
Faça uma dieta saudável para o coração. Reduza os níveis de colesterol prejudiciais (lipoproteínas de baixa densidade ou LDL). Uma maneira de fazer isso é começar a comer uma variedade de frutas, legumes e grãos integrais. Coma proteína de baixo teor de gordura, como peixe, em vez de carne vermelha. Esqueça os alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras rápidas e fast foods. Escolha óleos saudáveis das variedades monoinsaturadas e /ou poliinsaturadas. Cozinhe usando vapor, caça, grelhar ou assar como seus métodos preferidos. Os alimentos que contêm gorduras trans são notáveis por aumentar o colesterol prejudicial e causar o desenvolvimento da placa. A Mayo Clinic recomenda evitar todos os alimentos com gorduras trans.
Faça mais exercícios. AHA recomenda 30 minutos de atividade física moderadamente viva pelo menos cinco vezes por semana. Exemplos de exercícios moderadamente vivos incluem caminhadas, ciclismo, grama, remo, dança e jardinagem. Este é o nível necessário para receber benefícios cardiovasculares, como redução da formação de placas.
Reduza outros riscos. Pare de fumar, pois o uso do tabaco aumenta a gravidade do câncer e do diabetes. Abaixe sua pressão sanguínea através da respiração profunda e meditando. Medite encontrando um lugar calmo e limpando sua mente de todos os pensamentos. Concentre-se apenas em sua respiração. Conte suas respirações.
Perca peso, se necessário. Limite o consumo de álcool. Gerencie o diabetes e os níveis de açúcar no sangue através de uma alimentação saudável, exercícios, usando o controle de uma porção, mantendo um peso saudável e regulando seus níveis de insulina.
Medicamentos
Tome medicações prescritas. Vários medicamentos são prescritos para ajudar a tratar a placa da aorta abdominal. A medicação depende da sua situação individual. Como é de se esperar, medicamentos para baixar o colesterol, como estatinas e fibratos, podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol prejudiciais, que são conhecidos por levar à formação de placas. Ativa ativamente abaixando seu LDL, que pode retardar, impedir ou reverter o acúmulo de placa na artéria aorta abdominal (bem como outras artérias), de acordo com AHA.
Em relação aos medicamentos de pressão arterial, você pode ser prescrito bloqueadores dos canais de cálcio , betabloqueadores ou inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina) para ajudar a retardar a progressão do desenvolvimento da placa da aorta abdominal, de acordo com a Mayo Clinic.
Ao tomar medicamentos anticoagulantes, esses anticoagulantes ou anticoagulantes , como a heparina ou Coumadin (varfarina) pode ajudar a prevenir a formação de coágulos.
Para a classe de medicamentos anti-plaquetários, a aspirina pode ser recomendada como uma forma de tratar a placa da aorta abdominal devido ao seu anti- componentes plaquetários, que impedem a formação da placa.
Cirurgia
Dependendo da gravidade da placa da aorta abdominal, diferentes opções cirúrgicas podem ser recomendadas.
A cirurgia da aorta abdominal envolve a inserção de uma placa. cateter (tubo longo e fino) para o n flecha parte da sua aorta abdominal. O balão é inflado, o que resulta na placa sendo comprimida contra as paredes das artérias. A artéria é mantida aberta, mantendo o tubo na artéria.
Correção do aneurisma endovascular (EVAR). Esta cirurgia envolve fazer uma incisão na região da virilha e inserir um stent-enxerto através da artéria femoral. O aneurisma é reparado ou removido.