Eritritol é um álcool de açúcar que ocorre naturalmente em pêssegos, melões, peras e uvas. Os benefícios do uso de eritritol como um adoçante adicionado em alimentos incluem o fato de que é não tóxico, tem propriedades antioxidantes, fornece poucas calorias, não contribui para a cárie dentária e tem pouco efeito sobre os níveis de açúcar no sangue e insulina. No entanto, seu corpo tem algumas dificuldades em digerir grandes quantidades de eritritol. Além disso, o eritritol pode causar reações alérgicas, por isso não é necessariamente seguro para todos.
Problemas digestivos
Embora seu corpo geralmente possa lidar com quantidades moderadas de eritritol, um estudo publicado em 2007 no Revista Européia de Nutrição Clínica "indica que você pode ter dificuldades com quantidades maiores. Em comparação com a sacarose, um adoçante mais comum, comer 50 gramas ou mais de eritritol aumenta suas chances de sentir náuseas, roncos digestivos e diarréia. Os sintomas ocorrem apenas em grandes doses para muitas pessoas, mas se você costuma experimentar sintomas de cólon irritável, pode ter problemas ao consumir quantidades menores de alimentos e bebidas adoçados com eritritol.
Reações alérgicas
Embora seja extremamente raro, O eritritol pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas. Um estudo de caso publicado em 2000 no "Journal of Dermatology" sugere que bebidas adoçadas com eritritol podem potencialmente causar uma reação alérgica grave na pele. Como as alergias alimentares podem causar sintomas em todo o corpo, você deve consultar o seu médico se tiver reações negativas a alimentos e bebidas que contenham eritritol.