Os conservantes prolongam a vida de prateleira dos alimentos, tornando possível apreciá-los muito depois da colheita. Os conservantes também podem ajudar os alimentos a reter sabor, cor, textura e valor nutricional. Os conservantes naturais têm ajudado os humanos a manterem suprimentos alimentares adequados desde os tempos antigos. Conservantes de alimentos naturais são geralmente usados para dar sabor, bem como para fins de conservação de alimentos.
Ácidos
Alimentos ácidos, como suco de limão ou vinagre, ajudam a preservar a frescura aumentando a acidez de um alimento. Um alimento ácido cria um ambiente hostil para microorganismos. O componente ativo do suco de limão é o ácido cítrico, um conservante natural que você pode ler em uma lista de ingredientes. O ácido cítrico, no entanto, nem sempre é derivado de frutas cítricas; muitas vezes é derivado do milho. O ácido acético é o ingrediente ativo do vinagre; muitas vezes é adicionado aos alimentos em sua forma isolada como conservante natural. Os ácidos são usados com freqüência para preservar uma ampla variedade de alimentos e bebidas enlatadas e engarrafadas.
Antioxidantes
Os antioxidantes ajudam a manter os alimentos frescos combatendo os efeitos da oxidação. A oxidação faz com que um alimento fique rançoso. O ácido cítrico é um antioxidante, bem como um ácido. Outro conservante antioxidante natural comum é a vitamina E (tocoferóis).
Açúcar
O açúcar ajuda a preservar os alimentos absorvendo o excesso de água. Sem água, os microorganismos não podem crescer dentro de um alimento. Açúcar ajuda geléias, geleias, picles doces e marmeladas permanecem frescas por muitas semanas, mesmo após a abertura dos recipientes.
Sal
O sal tem sido usado há muito tempo para evitar que carne e peixe estraguem. Como o açúcar, o sal inibe o crescimento de microorganismos, reduzindo a quantidade de água disponível para eles. O sal também é usado para ajudar a manter os alimentos enlatados frescos e saborosos.
Óleo
O óleo ajuda os alimentos a permanecerem frescos evitando que os microorganismos entrem em contato com os alimentos. O óleo também reduz a taxa de oxidação em um alimento, o que ajuda a evitar que ele se estrague rapidamente. Muitas receitas tradicionais exigem o que parece ser uma quantidade exorbitante de óleo (meia xícara ou mais por quatro a seis porções). Se você não precisa que o prato permaneça fresco sem refrigeração, você pode reduzir significativamente o óleo sem qualquer sacrifício no sabor.
Especiarias
Algumas especiarias parecem retardar o crescimento de microorganismos, reduzindo também a taxa de oxidação. Estas especiarias incluem cravo, mostarda, sálvia, tomilho, alecrim e orégano. Estas especiarias podem ser eficazes conservantes naturais, devido aos seus níveis naturalmente elevados de antioxidantes.
Preservação Alternativas
Adicionando conservantes não é a única maneira de manter os alimentos frescos. Outros métodos de preservação de alimentos incluem refrigeração, congelamento, liofilização, dessecação e enlatamento. Muitos pães e tortillas sem conservantes, por exemplo, são vendidos congelados e não ficarão frescos por muito tempo, se deixados no balcão da cozinha.