O xarope de milho com alto teor de frutose é um adoçante de baixo custo que substituiu o açúcar em milhares de produtos nos últimos 30 anos. Em 1970, os americanos consumiam menos de meio quilo do xarope por ano. Em 2010, o americano médio consumiu mais de 60 quilos por ano, segundo pesquisa da Princeton University. Os fabricantes começaram a reduzir o uso do produto no final dos anos 2000 por causa das preocupações de que ele contém mercúrio e levou a níveis recordes de obesidade, de acordo com o The New York Times. Ainda assim, um cheque de muitos rótulos de alimentos mostra que o ingrediente continua sendo um alimento básico.
Muitos produtos de panificação, incluindo muffins ingleses, pãezinhos e pão branco e integral, contêm xarope de milho rico em frutose. O xarope ajuda os produtos de panificação a obter uma crosta marrom e reter a umidade.
Molhos à base de tomate
Molho de pizza, molho de espaguete, ketchup e molhos de churrasco geralmente contêm xarope de milho rico em frutose, que é usado para equilibrar a torta tomates e trazer os sabores de ervas e especiarias.
Refrigerantes
Os refrigerantes usam grandes quantidades da calda como uma fonte de doçura intensa. Também ajuda a estabilizar os sabores durante o longo prazo de validade das bebidas. Dieta refrigerantes geralmente não contêm o xarope.
Cereais
Alguns cereais matinais, particularmente os adoçados, contêm xarope de milho rico em frutose. Cereais destinados a adultos também costumam conter o xarope, mesmo que eles não gosto especialmente açucarados.
Bebidas de frutas
Bebidas de frutas, muitas vezes contêm altos níveis do xarope. É usado em sucos engarrafados, bolsas de bebidas e concentrados congelados. O xarope de milho com alto teor de frutose tem uma temperatura de congelamento menor do que a de outros adoçantes, o que torna o descongelamento mais rápido. Alimentos processados Alimentos processados, como salsichas, macarrão com queijo, refeições embaladas, refeições embaladas e outros alimentos processados contêm xarope porque é barato e fornece uma longa vida de prateleira.
Molhos de Salada
Em um esforço para reduzir as calorias do óleo, muitos fabricantes de molho de salada adicionam xarope de milho rico em frutose. Curativos com baixo teor de gordura e baixa caloria tendem a ter níveis mais altos de calda do que molhos feitos com azeite ou outro tipo de óleo.
Iogurte
Muitas marcas de iogurte contêm o adoçante. Mesmo sabores ou linhas de iogurte que são chamados de "todos naturais" e "orgânicos" às vezes contêm xarope de milho rico em frutose.
Xaropes para a tosse
Muitos supressores de tosse e expectorantes líquidos contêm xarope de milho rico em frutose. Variedades aromatizadas destinadas a saborear melhor para as crianças tendem a ter maiores quantidades de adoçante.