casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são as causas da proteína sanguínea baixa?

A proteína do sangue é medida como parte do trabalho de sangue de rotina, e também é usada para diagnosticar e avaliar pacientes com câncer, distúrbios imunológicos, desnutrição e distúrbios digestivos e doenças do fígado. rim e intestinos. Para adultos, os níveis normais de proteína total estão entre 6,4 e 8,3 gramas por decilitro (g /dl). (Valores de referência podem variar de laboratório para laboratório.) Baixa proteína é causada por desnutrição, má absorção, hiperidratação, doença hepática, imunodeficiência e algumas drogas.

Proteínas Sanguíneas

Albumina e globulina são as principais proteínas encontradas em sangue. A albumina responde por cerca de 60% da proteína total. Funciona como um transporte para enzimas, hormônios e drogas. A albumina também é responsável pela "pressão osmótica coloidal", que é responsável por manter o líquido dentro dos vasos. As globulinas são o principal alicerce de várias substâncias, incluindo anticorpos, glicoproteínas, lipoproteínas, fatores de coagulação e outros componentes do sistema imunológico. Eles também atuam como proteínas de transporte. Juntos, os níveis de albumina e globulina compõem o nível total de proteína no sangue. Essas proteínas também podem ser medidas separadamente.

Desnutrição

Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Os seres humanos podem produzir 10 dos 20 aminoácidos, mas devem receber os outros através da dieta. Se a dieta de uma pessoa não tem proteínas ou qualquer um desses aminoácidos, seu corpo não pode produzir albumina e globulina, resultando em baixa proteína no sangue.

Má absorção e perda de proteínas

Condições que afetam os intestinos podem reduzir o corpo capacidade de absorver proteínas dos alimentos. Estes são conhecidos como "enteropatias perdedoras de proteínas", porque as proteínas são perdidas do intestino em vez de digeridas. A doença de Crohn, a doença celíaca e a doença de Whipple podem danificar os intestinos, resultando em baixa proteína no sangue. A doença renal pode danificar o sistema de filtração dos rins, fazendo com que a proteína "derrame" na urina e seja perdida para o corpo.

Overhydration

Os níveis de proteína no sangue são medidos como a concentração de proteínas por decilitro de sangue. Com a hidratação excessiva, o volume sanguíneo aumenta, fazendo com que o nível de proteína diminua proporcionalmente. Os níveis absolutos de albumina e globulina são normais, mas a proporção de proteínas para fluido diminuiu.

Doença Hepática

A albumina e algumas globulinas são produzidas no fígado. Quando as células do fígado são danificadas pela doença, elas não conseguem sintetizar a albumina. Assim, os níveis de proteína total, e especialmente os níveis de albumina, são usados ​​para diagnosticar e avaliar a doença hepática.

A globulina é o alicerce das imunoglobulinas, a principal proteína do sistema imunológico. Com imunodeficiência, o número de imunoglobulinas é reduzido, o que diminui os níveis de proteína no sangue.

Drogas

Vários medicamentos podem reduzir os níveis totais de proteína no sangue. Entre eles estão os estrogênios, contraceptivos orais e qualquer droga tóxica para o fígado.