A escala de pH mede a acidez ou alcalinidade de uma substância com base em uma escala entre 0 e 14, sendo 0 o mais ácido e 14 o mais alcalino (ou básico). A água pura cai bem no meio a 7,0 e é considerada "neutra" na escala de pH. O corpo humano mantém um equilíbrio interno de pH de cerca de 7,4. Buffers naturais no corpo ajudam a equilibrar este nível de pH, de modo que ele não se torne muito ácido ou muito alcalino.
Carbonato e Bicarbonato
Dois amortecedores naturais - carbonato e bicarbonato - desempenham um papel vital na regulação os níveis de pH do sangue do corpo. Quando o sangue se torna muito ácido, o corpo produz bicarbonato para equilibrar a acidez. Quando o sangue se torna muito alcalino, os rins introduzem ácido carbônico (ou carbonato) no sangue para reduzir o excesso de alcalinidade.
Fosfato
Embora não seja tão usado no corpo quanto o tamponamento de carbonato-bicarbonato sistema, o sistema de tamponamento de fosfato ainda é importante e é usado entre as células na urina para retirar ácido do corpo. Fosfatos literalmente agarram-se aos íons de hidrogênio na urina para garantir que eles sejam eliminados e não reabsorvidos de volta ao corpo.
Proteínas
Embora não seja o tampão natural primário no corpo, as proteínas atuam nas células se livrar de ácidos. As proteínas podem se ligar ao ácido como um método de tamponamento, mas se o sistema é muito ácido, o ácido pode dominar as células e saturá-las. O sistema de tamponamento de proteínas funciona muito mais lentamente do que as outras substâncias tamponantes, mas pode trabalhar com outros tampões para ajudar a equilibrar os níveis globais de pH no corpo, pois as células são compostas de proteínas e existem em todo o corpo.
Os aminoácidos auxiliam as proteínas no tamponamento, ajudando-os a liberar íons de hidrogênio quando o ambiente é muito alcalino ou a se ligar ao hidrogênio quando o ambiente se torna muito ácido.