casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Características de um peixe fresco

É novo ou não é? Como você pode saber se o peixe que você vê no gelo no supermercado ainda estava mexendo suas barbatanas há menos de um dia? Saber o que procurar ao comprar peixes pode evitar que você fique doente e ajudá-lo a selecionar um produto melhor. Água doce e peixes do oceano compartilham as mesmas características.

Cheiro

Um peixe fresco deve ter pouco ou nenhum cheiro. O trato digestivo de peixes vivos contém enzimas. Quando um peixe morre, essas enzimas ajudam as bactérias a penetrar na parede do estômago. Isso faz com que a carne do peixe comece a estragar. Um cheiro de amônia ou um cheiro de peixe avassalador indica que o peixe não está mais fresco. É velho ou estragou-se da refrigeração imprópria.

Escalas e pele

As escamas de um peixe fresco são apertadas na pele, não soltas ou caindo ou secas. Eles também são brilhantes, refletem a luz facilmente e têm uma aparência metálica. Um muco muito fino e claro deve cobrir a pele. Mercados de peixe inescrupulosos às vezes importam peixe mergulhado em um conservante químico chamado formalina para parecer mais fresco. Se não tiver certeza, pergunte se o peixe está realmente fresco ou se foi enxaguado com um conservante.

Carne e Cauda

Um peixe fresco tem carne firme que não é mole ou facilmente recortada com o dedo. Não deveria estar se separando dos ossos. A cauda deve ser muito dura com carne firme também. Ao comprar um filé de peixe limpo, teste a resiliência da carne do filé com o dedo. Pressione o filé. Se a carne voltar com a sua forma original, é fresca. Se a impressão do dedo permanecer, o filé está prestes a estragar.

Olhos de peixe

Os olhos de um peixe fresco devem estar inchados, claros e brilhantes, não turvos ou afundados na cabeça. Se os olhos estiverem turvos, desbotados, leitosos ou sem brilho, o peixe envelheceu alguns dias e está se aproximando de uma condição não utilizável. A exceção a isto é para tipos de peixes naturalmente de olhos nebulosos, tais como o lúcio de walleye da água fresca e o peixe-gato grande. Algumas espécies oceânicas de peixes também têm olhos que nublam logo após a morte, como pargo, garoupa e linguado.

Brânquias e barbatanas

As brânquias devem ser vermelhas a rosa, não cinza ou marrom Não deve haver lodo cobrindo-os. As barbatanas devem estar intactas, úmidas e resistentes a serem puxadas.