"Carboidratos líquidos" não é um termo científico ou um método regulamentado. É algo gerado por entusiastas de dietas com poucos carboidratos para ajudá-lo a acompanhar os carboidratos que aumentam o açúcar no sangue. Os defensores de tais dietas afirmam que níveis elevados de açúcar no sangue são os culpados pelo ganho de peso, embora essas afirmações ainda não tenham sido cientificamente comprovadas. Calculando seus carboidratos líquidos requer apenas habilidades básicas de matemática - um pouco de subtração e equilíbrio.
Determine o tamanho da parcela
A informação nutricional é baseada em uma porção. Antes de calcular corretamente a sua ingestão líquida de carboidratos, saiba o tamanho adequado da porção. Só porque um pacote é pequeno e parece que pode ser uma veiculação não significa que é. O tamanho da porção está localizado logo abaixo de “informações nutricionais” no painel traseiro. Você verá o tamanho da dose em medidas comuns - como xícaras e onças - e em gramas, bem como o número de porções por contêiner. Então, se o tamanho da porção for de 1 xícara e houver duas porções no pacote, você sabe que uma porção é meia xícara ...
Localize os carboidratos totais -
Mais ou menos na metade do rótulo, você verá “Carboidrato total” listado em negrito. Este número inclui todos os tipos de carboidratos. As gramas de açúcar, amido, fibra e álcool de açúcar compõem o total de carboidratos, uma vez que todos eles têm uma composição química similar. Alguns fabricantes podem incluir os gramas específicos de açúcar e amido abaixo do total de carboidratos, mas isso não é um padrão obrigatório na rotulagem dos alimentos.
Subtraia a fibra.
Depois de saber o total de carboidratos por porção, subtraia o carboidratos de fibra. O raciocínio por trás disso é que a fibra não se metaboliza em glicose, o açúcar simples transformado de açúcar e amido que eleva seu nível de açúcar no sangue. Fibra viaja através de seu trato digestivo sem passar por esse processo de conversão de glicose. É por isso que algumas dietas permitem que você subtraia gramas de fibra do total de gramas de carboidratos - em alguns casos, somente se a fibra atingir 5 gramas ou mais, no entanto. Por exemplo, se uma porção de massa integral tiver 30 gramas de carboidratos totais e 5 gramas de fibra, você terá apenas 25 gramas de carboidratos líquidos: 30 - 5 = 25.
Subtraia os Álcoois de Açúcar
Álcoois de açúcar, como sorbitol, malitol, lactitol ou sucralose, não são completamente livres de carboidratos e calorias. Normalmente carboidratos de amido e açúcar têm 4 calorias por grama. Enquanto todo mundo digere álcoois de açúcar de forma diferente, estima-se que eles tenham uma média de 2 calorias por grama, a menos que seja listado de outra forma. Então, porque você está obtendo aproximadamente metade do carboidrato que eleva a glicose, subtraia metade dos álcoois de açúcar. Por exemplo, se um alimento tem 4 gramas de álcoois de açúcar - eles serão listados sob "carboidratos totais" - subtraia 2 gramas do total de carboidratos para obter seus carboidratos líquidos.
Acompanhe o seu subsídio diário
Mantenha o controle de sua ingestão líquida diária de carboidratos. Certas dietas permitem que você tenha até 100 gramas de carboidratos líquidos por dia. Outros, porém, você se limita a menos de 20 gramas. Idealmente, você deve dividir seus carboidratos líquidos uniformemente entre as refeições - deixe alguns para lanches também. Se o estágio do seu plano permite que você tenha 50 gramas de carboidratos líquidos por dia e consiga 25 gramas daquela porção de macarrão, você só terá mais 25 gramas pelo resto do dia. Escolha sabiamente e espalhe-as de maneira mais uniforme para não exagerar ou privar-se de uma determinada refeição.