Pode ser difícil avaliar quando seu pai idoso está próximo da morte e você pode se sentir despreparado. Antes de seu pai idoso passar, seu corpo desenvolverá fases de morte. Alguns sinais do fim da vida podem incluir agitação aumentada, afastamento da família e seus pais discutindo que ele está morrendo - o que irá alertá-lo que a morte está se aproximando. Embora isso possa não lhe proporcionar nenhum conforto, você pode pelo menos dar cuidados paliativos para tornar a transição o mais tranquila possível.
Não comendo mais
Seu ente querido pode diminuir a ingestão de alimentos. Isso pode incomodá-lo para testemunhar, pois você pode sentir que comer pode, de alguma forma, renovar a força de sua amada. No entanto, à medida que nos aproximamos da morte, o corpo não precisa mais de nutrição. Repetidamente encorajar alguém a comer, ou mesmo forçar a comida pode causar náusea e dor abdominal, de acordo com o Hospital Rhode Island. No entanto, você pode proporcionar conforto aplicando batom ou umedecendo os lábios de seu ente querido com lascas de gelo, recomenda a Clínica Mayo.
Confusão Mental
Os idosos podem experimentar desorientação quando estão perto da morte. Entre 28 e 83% dos indivíduos experimentarão alguma forma de delírio à medida que se aproximam da morte, como afirma Charlotte A. Paolini, do DO para o "Journal of American Osteopathic Association". Os sintomas podem incluir alucinações, perda de memória, conversas com entes queridos previamente falecidos e confusão. Você pode conferir com o médico do seu amado para fornecer um ambiente não estressante se um aumento na agitação for notado.
Alterações da temperatura
Circulação do sangue vai começar a se mudar para os órgãos, tornando as extremidades frias para o toque. O corpo pode flutuar entre o frio e o quente, e você pode notar que seu ente querido transpira ou fica úmido ao toque. A cor da pele também pode mudar, tornando-se azulada ou roxa. Você pode fornecer seu amado com um cobertor para mantê-la aquecida. No entanto, não se sinta magoado se ela decidir que não quer um cobertor. Seu amado pode nem mesmo sentir frio.
Sonolência
Seu amado pode gastar uma quantidade enorme de tempo dormindo. Durante esta fase, ele pode despertar, mas ser incapaz de se comunicar com você. Em outros momentos, pode ser difícil despertar seu amor do seu sono. Não tenha medo de falar com ele durante esse tempo. Embora ele não esteja respondendo, ele ainda pode ouvir você. William Lamers, M.D., ex-consultor da Hospice Foundation of America, afirma que a audição é o último sentido perdido antes da morte. Respiração
Os padrões de respiração mudam ao se aproximar da morte. A respiração pode se tornar rápida, seguida por uma duração da respiração interrompida em um processo conhecido como Cheyne-Stokes, observa William Lamers, MD. A respiração será retomada e se tornará mais difícil à medida que a morte avança. Congestionamento e tosse podem acompanhar a respiração de Cheyne-Stokes. Você também pode notar um som de chocalho nos pulmões de sua amada. Você pode fornecer seu amado com um vaporizador em seu quarto para ajudar a aliviar o acúmulo de líquido em seus pulmões. O Northern Arizona Healthcare relata que antes de morrer, uma pessoa pode desenvolver um novo vigor. Você pode notar seu amado fazendo pedidos ou declarações. Esta é a maneira que você ama de dizer adeus e dar a você a oportunidade de dizer suas despedidas. Enquanto durante este momento, você pode se tornar extenuado de tristeza, dar um beijo a seu amado ou dizer "eu te amo" pode ajudá-la a perceber que você aceitou o abandono.