A Clínica Mayo relatou que a ingestão diária recomendada de água é influenciada por fatores climáticos, de exercício e de saúde. A melhor maneira de saber a quantidade específica de água que um diabético deve consumir é consultar um médico. No entanto, existem algumas orientações que todas as pessoas podem seguir sobre hidratação.
Benefícios da Água
A água suporta todas as funções do seu corpo. Se o seu corpo não estiver adequadamente hidratado, não conseguirá funcionar a plena capacidade. Estar totalmente hidratado irá aumentar a energia e ajudar a aumentar a sua taxa metabólica. O corpo de um diabético nem sempre funciona em todo o seu potencial, e a fadiga pode ser uma doença comum. Beber muita água pode ajudar a prevenir a fadiga e melhorar o desempenho físico do seu corpo. A água é especialmente útil para a hidratação de um diabético porque a água não tem calorias, nem gordura e nem colesterol, coisas que um diabético precisa evitar.
Consumo de água necessário
De acordo com a American Diabetic Association, salvo indicação em contrário por um médico pessoal, a necessidade diária de ingestão de água do diabético é a mesma que a de uma pessoa saudável.
O Instituto de Medicina sugere que os homens bebem cerca de 13 xícaras, ou 3 litros, de líquido por dia; as mulheres devem beber cerca de 9 xícaras, ou 2,2 litros. Este montante inclui água e outras bebidas. No entanto, bebidas carbonatadas e bebidas com cafeína devem ser mantidas no mínimo. Opte por chás de ervas ou água para ajudar a manter o corpo hidratado. Chás de ervas e água são sempre a melhor escolha para o diabético.
Maneiras de ficar hidratado
Comece por beber oito copos de água de 8 onças por dia. Um copo de 8 onças é igual a um copo e 8 xícaras é de cerca de 1,9 litros. Lembre-se de que este é apenas um ponto de partida para atender às suas necessidades diárias de fluidos. Ao rastrear o consumo diário de água, lembre-se de que muitos copos domésticos comuns vêm em tamanhos de 16 a 24 onças, fazendo-os duas ou três porções de líquido, respectivamente.
Perigos da desidratação
Diabetes pode causar desidratação, por isso é importante para um diabético consumir pelo menos a quantidade diária recomendada de água. Micção freqüente causada pelo acúmulo de açúcar no sangue pode causar desidratação. A desidratação grave pode levar uma pessoa com diabetes tipo 2 a desenvolver um coma diabético não-cetótico hiperosmolar. Esta condição de risco de vida geralmente ocorre quando uma pessoa não consegue beber água suficiente para manter-se hidratado. A importância de beber pelo menos as recomendações mínimas de água diariamente não pode ser subestimada.
Overhydration
A overidratação é possível, mas é mais comum em atletas do que em uma pessoa saudável ou com diabetes. A hidratação excessiva evita que os rins excretem o excesso de água, pelo que o conteúdo mineral no sangue é diluído. Esta condição é chamada hiponatremia. Embora rara, essa condição é outra razão pela qual é importante consultar um médico sobre a quantidade de água que deve ser consumida na dieta de um indivíduo diabético.