casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Leucócitos na urina sem infecção

Infecções do trato urinário são detectadas no laboratório clínico por meio de análise química da urina e confirmação microscópica. Para neutralizar a infecção, os glóbulos brancos migram para o local da infecção. A detecção de glóbulos brancos na urina é frequentemente indicativa de uma infecção do trato urinário. No entanto, às vezes, os glóbulos brancos são detectados, mesmo quando não há infecção.

Glóbulos brancos As glóbulos brancos são o principal componente do sistema imunológico do corpo. Eles engolfam e destroem organismos invasores como vírus e bactérias. Eles também liberam anticorpos para inativar organismos e toxinas. Quando as células do corpo detectam uma infecção, os glóbulos brancos migram para o local da infecção e começam a trabalhar. Quando a infecção é nos rins, os glóbulos brancos são encontrados na urina.

Urina Leucócito Esterase

A urina normal não contém glóbulos brancos. Uma maneira rápida de detectar glóbulos brancos na urina é procurar esterase de leucócitos, uma enzima encontrada nos glóbulos brancos. Quando uma amostra de urina é enviada para o laboratório para análise, o técnico de laboratório mergulhará um bastão revestido com diferentes substâncias químicas na urina.

Dependendo da composição química da urina, os produtos químicos na vareta mudarão de cor. Se a esterase leucocitária é encontrada, a análise microscópica é geralmente indicada para confirmar os resultados como testes positivos falsos são possíveis.

urinálise microscópica

Um exame de urina microscópico é indicado para confirmar os resultados do exame de urina química. Isso ocorre porque certos alimentos e medicamentos podem ter um efeito sobre a química da urina, a ponto de causar resultados falso-positivos. Assim, o laboratório pode relatar leucócitos na urina sem que o paciente realmente tenha uma infecção. Se os glóbulos brancos são realmente na urina, o técnico de laboratório irá vê-los através do microscópio.

Pyuria

Pyuria é um termo usado para descrever as células brancas do sangue na urina. Enquanto a maioria dos casos de piúria se deve a uma infecção verdadeira do trato urinário, alguns casos são observados em pacientes sem infecção. Isso acontece quando há danos físicos ao trato urinário, como é o caso quando passam pedras nos rins. Os glóbulos brancos são um resultado de inflamação, não de infecção. Existem também algumas condições nas quais o número de glóbulos brancos no sangue é muito alto, aumentando artificialmente a concentração de esterase no sangue e, subsequentemente, na urina.

Considerações

Somente profissionais de laboratório podem teste a urina quanto à presença de glóbulos brancos e outras anormalidades. Prestadores de serviços de saúde licenciados são os únicos que podem recomendar e implementar um curso de tratamento para corrigir a causa da piúria ou infecções do trato urinário. Um sentimento constante de ter que urinar, urinar doloroso ou ardente, urina de uma cor anormal e dor pélvica ou abdominal são razões para agendar uma visita para verificar uma infecção ou qualquer outro distúrbio.