O Processo
Colete uma a duas onças da primeira urina da manhã, a fim de obter o mais preciso leitura de urina é possível. Mergulhe uma única vareta na urina e espere um minuto para que ocorra a reação química que faz com que a tira mude de cor.
Observe o odor da urina para detectar a presença de cetonas, indicada por um cheiro incomum e frutado. Observe a coloração da urina: a urina escura é indicativa de desidratação, enquanto a urina clara pode sugerir hiperidratação.
Revise e compare os testes químicos com a vareta de cores para avaliar os níveis de pH, gravidade específica, níveis de nitrato, níveis de proteína, presença de cetona, níveis de glicose, sangue e hemoglobinas.
Documente as informações diretamente sob o indicador de faixa de cores para comparar com os níveis normais. Os níveis normais para gravidade específica estão entre 1,0 e 1,03. Os níveis de pH devem cair entre 4,8 e 7,5. Um bom teste de proteína, glicose e cetona deve ser negativo. A presença positiva do hormônio HCG pode indicar gravidez.
Compare o valor de pH da urina com um intervalo ideal de pH de 6,0; pH mais alto pode significar a presença de infecção do trato urinário, gota ou febre.
Procure a presença positiva dos níveis de nitrato na urina; não deve haver nitrato em uma amostra de urina saudável.
Procure urobilinogênio que exceda 17 umol /l; urobilinogênios excessivos podem indicar um problema no fígado, como cirrose ou funcionamento parcial.
Verifique os níveis de bilirrubina, que não devem ser superiores a 3 umol /l; se a bilirrubina estiver elevada, pode estar presente uma condição anêmica, problemas hepáticos ou hepatite.
Observe os níveis de leucócitos e verifique se eles estão na faixa de 0 a 10; se o teste estiver elevado e fora do intervalo normal, a amostra pode revelar uma infecção nos rins.
Veja um slide contendo um pouco da urina com um microscópio. Procure a presença de glóbulos brancos e glóbulos vermelhos; os glóbulos brancos indicam uma infecção potencial, enquanto os glóbulos vermelhos indicam a presença de sangue na urina e /ou um problema com os rins. A presença de formas de vida parasitas pode indicar uma infecção viral.
Dica
Se você está lendo os resultados de uma análise de urina diretamente de um relatório, você verá que a informação está listada em uma ordem específica. O primeiro item do relatório indicará a coloração da urina. O próximo item no relatório é chamado de “gravidade específica”, que indica a concentração de íons na amostra de urina; resultados superiores a 1,03 podem indicar a presença de cetoacidose ou proteína na urina.
Os níveis de glicose, cetonas e proteínas serão relacionados com um resultado negativo ou positivo em um relatório de exame de urina. A descoberta preferida é negativa, pois um resultado positivo em qualquer uma das últimas áreas é motivo de preocupação. Altos níveis de cetonas podem sugerir a presença de diabetes, consumo excessivo de álcool ou desnutrição. Altos níveis de glicose também são indicativos de diabetes, mas os níveis de leucócitos também sugerem um consumo exagerado de alimentos ou bebidas açucarados, estresse e a presença de febre. Proteínas excessivas podem indicar doença do rim.
O relatório listará os níveis exatos de pH detectados ao lado do intervalo de referência apropriado; se o nível de pH cai entre os números no intervalo de referência, a leitura é normal.
Os níveis de nitrato serão anotados com um resultado positivo ou negativo em um relatório de exame de urina.
Advertências
A presença de sangue na urina pode indicar envenenamento ou dano renal. Se mais de 3 ery /ul de hemoglobina são encontrados em sua urina, mais testes serão necessários para descartar insuficiência renal e /ou envenenamento.
A presença de nitrato na urina pode significar uma infecção viral grave, infecção bacteriana, ou uma condição perigosa como E coli ou Salmonella. Testes adicionais excluirão tais condições.
Coisas necessárias
Copo de coleta de urina Varetas de urinálise Gráfico de comparação de cores de varetas Microscópio Lâmina de microscópio Relatório de urinálise Caneta de papel -