O açúcar concentrado é semelhante ao açúcar refinado, mas ele vem em muitas formas e em muitos lugares diferentes. O açúcar refinado é produzido pela extração do líquido da cana ou da beterraba. O líquido é então evaporado, purificado e cristalizado, antes de ser concentrado e transformado em um produto comercializável.
O açúcar mascavo ou branco
A forma mais concentrada de açúcar é o tipo usado na maioria das casas em todo o país. . Ele vem embalado em sacos, caixas ou banheiras e pode ser branco ou marrom. O açúcar totalmente concentrado é freqüentemente chamado de açúcar de mesa. Este tipo de açúcar é puro, concentrado, cristais de sacarose. Embora o corpo humano não tenha necessidade de açúcar concentrado, a maioria das pessoas o consome no dia-a-dia. Ele é usado em bebidas, cozinhar e em frutas ou cereais.
Treacle
Treacle é outro tipo comum de açúcar concentrado. É produzido durante o processo de refino da cana-de-açúcar. Definido como "xarope não-cristalizado", o melado pode ser de cor escura, "melado preto" ou pálido, "xarope dourado". Quanto mais escuro é, mais concentrado é. O melaço é comumente usado em panquecas ou para adoçar bolos e pudins. Se o melaço estiver concentrado, pode-se produzir ainda mais melaço. O melaço é um xarope mais espesso e mais escuro que o melaço. Frutose
A frutose é um açúcar concentrado, conhecido como açúcar monossacarídeo. A frutose geralmente vem em forma granular, mas é extraída de frutas e vegetais, não de beterraba ou cana. Uma vez extraído, passa por um processo similar, mas menos rigoroso, para a adição de açúcar - isso inclui a evaporação, a purificação e a concentração. A frutose, como a sacarose, é um carboidrato puro e pode causar picos nos níveis de açúcar no sangue. Algumas pessoas acreditam que a frutose é melhor para a saúde do que a sacarose, pois é mais fácil de extrair, e o produto final não foi tão refinado, mas não há evidências substanciais para provar essa teoria.> Xarope de milho é o extrato de milho. O ingrediente principal deste açúcar concentrado é a glicose. O xarope de milho é comumente usado nos Estados Unidos durante a produção de muitos alimentos processados e itens de bebidas, como doces, geleias e geadas. O principal atrativo do xarope de milho é que ele não cristaliza como a sacarose, portanto os produtos duram mais. Xarope de milho vem em cores diferentes. O mais comum é o tipo claro que não tem sabor, mas é muito doce - também está disponível uma variedade mais escura, que tem treacle adicionado a ele.