casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Por que as dietas ricas em proteínas fazem uma urinar mais?

Uma dieta rica em proteínas é uma dieta na qual 20% ou mais das suas calorias por dia são provenientes de proteínas. Também enfatiza uma restrição aos carboidratos, fazendo com que o corpo queime a gordura corporal armazenada, em vez de glicose, por energia. Este processo é chamado de "cetose", que é possivelmente uma das razões pelas quais você pode urinar mais quando você segue uma dieta de proteína. Uma razão mais provável é o fato de que uma dieta rica em proteínas geralmente inclui o aumento do consumo de água. Dietas ricas em proteínas tornaram-se populares nos anos 90 com o advento da Dieta Atkins. A Dieta Atkins foi idealizada pelo Dr. Robert Atkins, um cardiologista que iniciou o plano em um esforço para perder peso sozinho. Atkins alegou que uma dieta que consiste principalmente de proteínas derivadas de aves, carne bovina, ovos e peixe ajudou na perda de peso e combateu doenças e melhorou os níveis de energia. Desde então, muitos planos semelhantes seguiram o exemplo.

Plano de dieta de proteína

Dietas de proteína apresentam alimentos das categorias de aves, carne bovina, ovos e peixe, e limita severamente opções ricas em carboidratos, como pães, massas, frutas e vegetais ricos em amido. Por exemplo, dieters em um plano de proteína pode ter um cheeseburger de bacon com maionese e mostarda para o almoço, mas não comer o pão. Bife e bacon seria bom para o jantar, desde que a refeição não seja complementada com uma batata. Açúcares e cafeína são quase totalmente proibidos também. Como dietas de proteína são pobres em fibras e rica em sódio, a maioria recomenda beber em qualquer lugar de sete a 10 copos de água por dia. A água ajuda o sistema digestivo, aumenta o metabolismo e livra o corpo de toxinas. Também auxilia as funções dos principais órgãos, como os rins e o fígado. Escusado será dizer que quem aumenta a sua ingestão de água é susceptível de urinar mais à medida que lave o corpo.

Dietas proteína e cetose

Cetose ocorre quando o corpo leva em menos de 100g de carboidratos por dia. As dietas proteicas tipicamente limitam a ingestão de carboidratos a menos de 50g por dia - e muitas a mantêm a menos de 20g por dia durante as primeiras duas semanas (também conhecida como fase de “indução”). Isso faz com que o corpo forme cetonas ou moléculas que se formam durante a quebra da gordura. A maioria das cetonas é inofensiva e até benéfica quando usada para energia. No entanto, a acetona é uma cetona que não é usada para energia e é simplesmente emitida do corpo como resíduo. Esta é possivelmente uma razão pela qual alguém que segue uma dieta rica em proteínas pode tender a urinar com freqüência. Os especialistas médicos expressaram preocupação sobre os efeitos a longo prazo de dietas ricas em proteínas nos rins, fígado e coração. No entanto, esses planos provaram ajudar na perda de peso, e não há evidências de que as dietas protéicas tenham um impacto negativo na saúde geral. De qualquer maneira, as chances são de que qualquer pessoa que urine com frequência enquanto segue um plano de proteína está fazendo as coisas direito - como, provavelmente, o aumento da ingestão de água e cetose são simplesmente no trabalho.