O ouro é um metal macio, inerte, elementar. Isso significa que raramente reage com outros elementos ou tecidos vivos. No entanto, isso ainda pode acontecer. Ouro usado para jóias não é puro. O ouro puro é tão macio que se pode moldá-lo como argila nas mãos. Como resultado, os metais base são frequentemente misturados com ouro quando são usados para joalheria para endurecê-lo. O grau de pureza do ouro é determinado pelos quilates. Essencialmente, um quilate é uma fração, dividida em 24. Por exemplo, um anel de ouro de 10 quilates é de 10/24 de ouro, sendo o restante composto de metais básicos. Jóias feitas de ouro de 14 quilates é o mais próximo possível da pureza, embora algumas peças decorativas não destinadas a serem usadas sejam ainda mais puras. Se o ouro em excesso de 14 quilates causar marcas pretas ou verdes escuras na pele, há apenas uma razão: uma deficiência de ferro. Se uma pessoa tem uma deficiência de ferro, a hemoglobina no sangue é menos capaz de transportar oxigênio. O ferro não é tão diferente do ouro, quimicamente falando. Se uma pessoa com deficiência de ferro usar ouro consistentemente, uma marca preta ou verde escura se formará sobre a área onde o ouro toca a pele. O processo pelo qual isso acontece não é totalmente explicado, mas teoriza-se que a hemoglobina no sangue migra em direção ao ouro, causando a explosão de pequenos vasos sangüíneos na pele afetada, criando uma cor preta ou verde escura. Ouro e Níquel
Em ouro menor que 14 quilates, um metal comum incluído na mistura é o níquel. É facilmente trabalhado e ajuda o ouro a manter sua forma. No entanto, é quimicamente mais ativo que o ouro. Se o níquel de um pedaço de ouro entrar em contato com a maquiagem da fundação, ele criará uma marca preta onde tocou. Além disso, muitas pessoas têm uma leve alergia ao níquel, criando uma erupção escura, como uma contusão, sobre a área afetada da pele.
O cobre e o cobre
O cobre é outro metal comum incluído no ouro impuro. Não é quimicamente ativo, mas oxida facilmente. Se uma peça de joalheria de ouro for usada consistentemente em condições quentes, úmidas ou suadas, o cobre começará a oxidar ou corroer. Isso resulta em uma mancha verde escura na pele.