O diluente de laca é uma solução usada para quebrar as propriedades essenciais da laca diluindo e dissolvendo o produto de laca. O diluente de laca também é usado para limpeza, remoção de adesivos de uma variedade de superfícies e remoção de tinta em metal. Por ser cáustico, o mais fino deteriorará rapidamente os tecidos e muitas superfícies. Antes de usar, deve sempre ser testado em uma área discreta. Equipamentos de proteção devem ser usados em partes do corpo expostas, particularmente nos olhos e nas mãos.
Cuidado
O diluente de laca contém benzeno, que é conhecido por causar câncer. Também contém tolueno, que causa defeitos congênitos e outros danos reprodutivos, de acordo com o site do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Os vapores são nocivos e podem afetar o sistema nervoso ou o cérebro.
Olhos e irritantes da pele
Um ou mais componentes do diluente de laca são irritantes para os olhos. A exposição a vapores e névoas, ou contato direto com o diluente, pode resultar em ardor, vermelhidão, inchaço e lacrimejamento. Um ou mais componentes do diluente de verniz são irritantes para a pele. A exposição a vapores ou névoas ou contato direto pode danificar a pele. Isso inclui secagem e rachaduras, vermelhidão e queima.
Defeitos congênitos
Estudos mostraram que a exposição no local de trabalho a solventes coloca as mulheres grávidas sob um risco maior de ter um bebê nascido com defeitos congênitos. De acordo com a March of Dimes, um estudo canadense de 1999 mostrou que mulheres expostas a solventes durante o primeiro trimestre tinham 13 vezes mais chances de ter um bebê nascido com defeitos cardíacos, surdez, pé torto e ", 3, [[O tolueno, um hidrocarboneto aromático comumente encontrado no diluente de verniz, é um ingrediente que pode afetar o desenvolvimento do feto.
Inalação
Respirar altas concentrações de névoas ou vapores do diluente de verniz pode causar irritação no nariz e na garganta . Efeitos adicionais sobre a saúde incluem náuseas, vômitos e sinais de depressão do sistema nervoso que incluem falta de coordenação, sonolência, fadiga, dor de cabeça e tontura. Ingestão