Um cisto no fígado é um pequeno desenvolvimento semelhante a um saco, geralmente preenchido com um líquido aquoso ou mucoso no interior. Eles são muitas vezes muito pequenos e só detectáveis em uma tomografia computadorizada ou ultrassonografia do fígado. Eles não são fatais e são frequentemente descobertos por acaso. Não há sintomas diretos que levem ao diagnóstico de cistos hepáticos, mas eles devem ser monitorados para garantir que sejam tumores não cancerosos. Muitas pessoas têm cistos no fígado e podem não saber. Esses cistos específicos podem ocorrer em qualquer idade e podem até estar presentes ao nascimento em alguns casos.
Quais alimentos causam cistos hepáticos?
A maioria dos cistos hepáticos é causada por vários anos de uma dieta inadequada, muitas vezes de alimentos muito gordurosos ou insalubres. À medida que se envelhece, o fígado torna-se menos capaz de regenerar as células dentro de si, e é deixado com as células danificadas causadas após anos de uma dieta cheia de gordura. Comer grandes quantidades de junk food, uso excessivo de álcool, alimentos muito gordurosos e uma dieta pesada em carnes são fatores que contribuem para o desenvolvimento de cistos no fígado. Na maior parte, os cistos são relativamente inofensivos, mas podem causar alguma dor. Seu médico ou médico precisará monitorar de perto esses cistos, no entanto, para todos os possíveis cânceres que podem se desenvolver.
Como os cistos do fígado podem ser evitados?
Para manter a saúde do fígado e todo o corpo , você deve manter uma dieta saudável. Minimizar a ingestão de alimentos fritos e gordurosos, álcool, adoçantes artificiais, laticínios, carnes e junk foods. Evite refrigerantes e adira à água e vegetais ou sucos de frutas. Tomar óleo de semente de linho, vitamina E e selênio ajuda a prevenir danos ao fígado e também ajuda a curar danos anteriores.