O ácido muriático, mais comumente referido como ácido clorídrico, é uma solução de cloreto de hidrogênio altamente corrosiva e venenosa que é amplamente usada em ambientes industriais, por exemplo, produzindo cloretos, corantes e fertilizantes, galvanoplastia, limpeza de metais e têxteis e borracha. e indústrias fotográficas. De aparência incolor a ligeiramente amarelada, o ácido muriático pode ser identificado pelo seu odor irritante e pungente. Efeitos nocivos são sentidos através de várias vias de exposição ao ácido muriático, incluindo inalação, ingestão e contato com a pele ou com os olhos. Ingerir ou inalar ácido muriático pode ser fatal.
Ingestão
A exposição oral aguda ao ácido muriático via ingestão provoca queimaduras graves na boca, mucosas, esôfago e estômago. Os sintomas que podem ocorrer variam desde a boca, garganta, tórax e dor abdominal até dificuldades respiratórias devido ao inchaço da garganta, baba, febre, vômito de sangue e queda rápida da pressão sangüínea. Se a pessoa que ingeriu uma solução de ácido muriático estiver consciente, forneça grandes quantidades de leite ou água para diluir a solução. Não induza o vômito. Procure atendimento médico imediato.
Inalação
A exposição por inalação de curta duração ao ácido muriático causa irritação e inflamação do trato respiratório, nasal e nasais, bem como edema pulmonar. Os sintomas exibidos após a exposição ao ácido muriático incluem uma coloração azulada nos lábios e nas unhas, aperto no peito, falta de ar, tosse, asfixia, vertigem, pulso rápido, pressão arterial baixa e fraqueza. Mova uma pessoa afetada pela inalação de ácido muriático ao ar fresco ao mesmo tempo. Mantenha-os aquecidos e realize RCP se a respiração parar. Procure atendimento médico imediato.
Exposição dos olhos e da pele
A pele do ácido muriático e o contato com os olhos produzem queimaduras graves, ulceração e cicatrizes. A gravidade das queimaduras depende diretamente da força da solução. Queimaduras graves podem progredir para ulcerações que levam a cicatrizes. O contato prolongado com a pele causa dermatite. O contato com os olhos pode causar visão reduzida, catarata ou cegueira. Lave as áreas da pele afetadas ou os olhos com água por no mínimo 15 minutos. "Do not rub or wash skin.", 3, [[Se a roupa tiver sido penetrada, remova-a antes de lavar a pele com água. Procure atendimento médico imediato.