Alguns alimentos não contêm proteína. Mas, na realidade, é praticamente impossível encontrar uma dieta bem equilibrada que não contenha algumas quantidades vestigiais de proteína. Embora a identificação de alimentos com pouca ou nenhuma proteína possa ajudar as pessoas que precisam observar a ingestão de proteínas, isso não é recomendado como um hábito alimentar ou estilo de vida repetitivo.
Conceitos errôneos
Não existe ", 3, [[A proteína nunca pode ser completamente eliminada da dieta sem consequências graves para a saúde. A proteína é encontrada em quantidades mínimas, mesmo nas fontes alimentares mais não-proteicas.
Alimentos não-proteicos, ou alimentos com vestígios de proteína, são açúcares, gorduras como manteiga e frutas. Alimentos com quantidades muito baixas de proteínas incluem vegetais e amidos, como pão e macarrão.
Benefícios
Pessoas com certas doenças do rim ou do fígado precisam seguir uma dieta de baixa proteína porque níveis excessivos ou mesmo normais Os níveis de proteína podem interferir grandemente com o funcionamento normal desses órgãos.
Aviso
A pessoa média precisa consumir pelo menos 40g de proteína por dia para manter uma boa saúde. Uma dieta que consiste unicamente de açúcares e gorduras pode causar vários efeitos adversos à saúde, da obesidade ao diabetes à função prejudicada do órgão.
Conceitos errados
Dietas vegetais ou vegetarianas podem conter grandes quantidades de proteínas porque muitos alimentos à base de plantas são fontes importantes de proteína, como feijão e quinoa.