Os requisitos para doar plasma foram estabelecidos para proteger todos os componentes do sistema de doação de sangue - o doador, o paciente e as muitas terapias desenvolvidas a partir dos suprimentos de plasma. Nos Estados Unidos, estima-se que 15 milhões de doações de plasma são feitas a cada ano. Este material que dá vida é usado para criar tratamentos para todos os tipos de doenças hereditárias. Normalmente, são necessárias cerca de 130 doações para produzir um suprimento de 12 meses de tratamentos para uma pessoa que sofre de uma doença, como imunodeficiência primária.
Considerações
Em geral, os doadores de plasma devem ter boa saúde. Eles devem ter pelo menos 17 anos de idade; o limite superior de idade é de cerca de 60. O peso mínimo aceitável dos doadores é de 110 libras. A leitura da pressão arterial de um doador deve estar dentro da faixa aceitável - geralmente 160/90 a 110/60. Além disso, sua temperatura corporal não deve exceder 99,5, e sua pulsação deve ser regular - na faixa de 80 a 100 batimentos por minuto. A área do corpo onde a coleta ocorrerá deve estar livre de lesões ou cicatrizes.
Outra exigência para doar plasma é a identificação adequada. Várias formas de identificação são aceitáveis, incluindo carteira de motorista, carteira de identidade estadual, carteira de identidade de estudante, passaporte, green card ou visto.
Time Frame
As pessoas podem doar plasma com a mesma freqüência que duas vezes. período de sete dias, com pelo menos um dia entre as doações. Dadores de sangue total podem doar sangue uma vez a cada 56 dias. As pessoas que são doadoras de plaquetas podem fazê-lo a cada três dias. As plaquetas são os diminutos fragmentos celulares que ajudam o sangue a coagular. Doadores que dão duas unidades de glóbulos vermelhos, um processo que é chamado de "doar duplos vermelhos", devem esperar pelo menos 112 dias entre cada doação.
Geografia
Há também requisitos geográficos que devem ser cumpridos. antes que você possa doar plasma. Por exemplo, indivíduos que viveram na França cinco ou mais anos desde 1980 estão proibidos de doar. Quem visitou o Reino Unido por pelo menos três meses entre 1980 e 1996 não é elegível para doar sangue. Além disso, certos militares e seus dependentes que viviam em bases militares no Reino Unido também são inelegíveis. Existem muitos mais requisitos relacionados a viagens e geografia relacionados com doações de sangue.
Importância da adesão estrita aos requisitos para doar plasma por hospitais, operações de armazenamento de sangue e instalações de coleta de sangue é óbvio. As condições são postas em prática para proteger a segurança geral do suprimento de sangue, e as estipulações são destinadas a salvaguardar a saúde e a segurança dos doadores também. Isto é conseguido através da realização de vários testes, a fim de avaliar a saúde do doador. As avaliações são realizadas para várias condições, incluindo hipertensão, baixa pressão arterial e baixo teor de ferro no sangue.