A polidextrose é um aditivo alimentar sintético. Atuando como um agente de volume para melhorar o sabor dos alimentos de baixa caloria, a polidextrose é comumente usada como substituto do açúcar, do amido e da gordura em muitos produtos alimentícios comerciais. Também é usado como um meio para aumentar o teor de fibra de muitos produtos e é frequentemente classificado como fibra em rótulos nutricionais. Embora seja geralmente bem tolerada, existem efeitos colaterais possíveis para estar ciente antes de consumir este aditivo.
Efeitos colaterais
A polidextrose é geralmente bem tolerada em quem usá-lo com moderação. No entanto, em grandes quantidades ou em pessoas particularmente sensíveis, a polidextrose pode causar uma variedade de efeitos colaterais, incluindo cólicas abdominais, inchaço e gases excessivos. Aqueles que estão recentemente integrando polidextrose na dieta devem começar com pequenas quantidades, pois os novos usuários podem experimentar um efeito laxante. De fato, de acordo com o Centro de Ciência no Interesse Público, se um produto alimentício tiver mais de 15 gramas por porção, um aviso de efeito laxante é exigido no rótulo.
Usos Comerciais
Sintetizado a partir de dextrose, sorbitol e ácido cítrico, a polidextrose é utilizada numa vasta gama de produtos alimentares comerciais para uma variedade de finalidades. Usada como umectante, a polidextrose ajuda a manter os alimentos úmidos. Como estabilizador, espessante ou agente de volume, ajuda a manter o sabor e textura uniformes em alimentos embalados. A polidextrose também é adicionada a alimentos com baixo teor de fibras, como iogurte, pudins, sorvetes, biscoitos e bebidas dietéticas para aumentar a quantidade de fibra nesses produtos. A polidextrose é ligeiramente doce e muito baixa em calorias, o que a torna altamente valorizada nos círculos comerciais para substituir ingredientes alimentares altamente calóricos sem comprometer o sabor e a textura. Polidextrose e Perda de Peso
Os produtos que contêm polidextrose tornaram-se amplamente utilizados em vários planos de perda de peso. Apesar de ser sintetizada a partir de açúcar de milho, a polidextrose tem apenas 25% das calorias do açúcar de mesa normal. A polidextrose é um carboidrato, mas, como passa pelo intestino com absorção mínima, tem pouco efeito sobre os níveis de açúcar no sangue. Como viaja pelo sistema em grande parte não digerido, acrescenta volume a alimentos com baixas calorias ou baixo teor de gordura, adicionando uma sensação de saciedade quando tais alimentos são consumidos, ajudando no controle da porção.
Polidextrose e Diabetes
A polidextrose demonstrou benefícios no controle dos níveis de açúcar no sangue quando usada nas dietas daqueles com diabetes tipo 2. De acordo com um estudo publicado em 2009 no "Pakistan Journal of Medical Sciences", o uso de polidextrose reduziu significativamente os níveis de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2, bem como reduziu os níveis de colesterol LDL, triglicerídeos, lipoproteína e pressão arterial. Br> Polidextrose como um suplemento de fibra
A polidextrose é composta de 90 por cento de fibra solúvel, de acordo com o "Jornal de Ciências Médicas do Paquistão". Ele não é digerido no trato gastrointestinal superior e parcialmente fermenta no trato gastrointestinal inferior, tornando a polidextrose benéfica à saúde digestiva da mesma maneira que as fibras naturais. Promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino e aumenta o volume fecal, entre outros benefícios, melhorando a função gastrointestinal.