Um desequilíbrio hormonal pode ter efeitos colaterais altamente indesejáveis para homens e mulheres. Nos homens, um excesso de estrogênio pode causar perda de cabelo, ganho de peso e diminuição do desejo sexual. Para as mulheres, os sintomas são semelhantes. Também pode causar períodos menstruais irregulares ou aumentar os efeitos dos sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos. Há muitas maneiras de afetar o equilíbrio hormonal e diminuir o seu estrogênio e progesterona, incluindo mudanças de estilo de vida e medicamentos prescritos.
Evite alimentos ricos em soja. Esses alimentos contêm isoflavonas de soja, que aumentam a produção de estrogênio. Alimentos como soja, tofu e leite de soja podem causar excesso de estrogênio a ser produzido, então fique longe dessas opções.
Exercício. O tecido adiposo produz estrogênio; Se você estiver com excesso de peso, isso pode causar bastante estrogênio a ser produzido para desequilibrar seus hormônios. Exercício e dieta ajudarão você a perder peso, o que, por sua vez, diminuirá a produção de estrogênio.
Use pílulas anticoncepcionais hormonais. Existem dois tipos de pílulas que podem regular os hormônios. As pílulas com apenas progestágeno afetarão seu nível de progesterona, enquanto as pílulas combinadas regularão tanto o estrogênio quanto a progesterona. O controle de natalidade regula o equilíbrio hormonal e normaliza o ciclo menstrual de uma mulher, trazendo seus níveis de hormônio em equilíbrio. Evite alimentos ricos em diosgenina, como inhame. A diosgenina é uma substância química que aumenta a produção de progesterona e deve ser evitada se você estiver tentando reduzir os níveis de progesterona.
Aumentar o consumo de fibra. Dietas que são ricas em fibras ajudam a digestão, o que pode garantir que o estrogênio seja metabolizado adequadamente e não se acumule em excesso em seu corpo.