A lipoproteína de baixa densidade (LDL) também é conhecida como colesterol “ruim”. Faz parte de um exame de sangue chamado análise lipídica, que verifica o colesterol total, o HDL e os triglicerídeos. Geralmente, é feito para determinar o risco de doença cardíaca.
Os factos
É importante manter os níveis de colesterol dentro de limites saudáveis. Se você tem outros fatores para doenças cardíacas, é especialmente importante manter o LDL dentro de uma faixa-alvo, porque o LDL pode se acumular dentro das paredes das artérias e contribuir para bloqueios que podem levar a um ataque cardíaco. Fatores de risco para doenças cardíacas incluem diabetes, doença vascular periférica ou um ataque cardíaco prévio.
Faixa Alvo
Os níveis saudáveis de LDL estão dentro da faixa alvo ideal, que é inferior a 100 mg /dL. Se você tem um histórico de doença cardíaca, seu intervalo alvo é inferior a 70 mg /dL. Próximo do ideal é entre 100 e 129. Níveis entre 130 e 159 mg /dL são considerados altos, enquanto 160 mg /dL é considerado alto. Mais de 190 mg /dL é muito alto. Elevados níveis de LDL podem se acumular nas paredes das artérias, levando-os a se estreitarem e se tornarem menos flexíveis. Se um coágulo bloqueia uma artéria estreitada, você pode ter um ataque cardíaco ou derrame. Baixo LDL
Quanto menor o seu LDL, menor o risco de doença cardíaca. Os níveis extremamente baixos de LDL podem significar desnutrição.
Prevenção /Solução
Se você precisa diminuir seu LDL, comece incluindo mais fibras, frutas e vegetais e menos gorduras saturadas. Exercício e perda de peso podem ajudar a diminuir o LDL. Se seus níveis não melhorarem com mudanças no estilo de vida, seu médico poderá recomendar medicação.