Nós usamos energia calórica para mastigar, engolir e digerir os alimentos. Isso requer energia, que recebemos através da comida que estamos comendo. Esse gasto de energia é chamado de efeito térmico. Alguns alimentos, como aipo e tomate, requerem mais calorias para processar do que a comida fornece. As gorduras exigem pouca energia. Calcular o efeito térmico dos alimentos que você come pode ajudá-lo a controlar seu peso.
Determine a quantidade de calorias para a comida que você está consumindo. Adicione dez por cento do total de calorias para calcular o efeito térmico médio. Aproximadamente dez por cento de nossas calorias totais são usadas para processar e digerir alimentos. Isso significa que se você comer 2.000 calorias em um dia, cerca de 200 calorias seriam usadas para a digestão.
Categorize os alimentos em seu prato, como "frutas e vegetais", "gordura". ou "proteína". Peixe, nozes, legumes e tofu são proteínas. Vegetais incluem itens verdes, fibrosos e folhosos, como alface e aipo. Creme, manteiga e fast foods cairiam na categoria de gordura.
Calcule o efeito térmico de grupos específicos de alimentos. Fator apenas três por cento para gorduras. As gorduras tendem a ter altas calorias e um baixo efeito térmico. Se você ingerir 1.000 calorias de gordura, apenas trinta calorias seriam necessárias para a digestão. Calcule cerca de um efeito térmico de 20 por cento para frutas e legumes. Frutas com alto teor de açúcar terão um índice mais baixo, mas vegetais fibrosos e de folhas verdes ou frutas fibrosas requerem muita energia para queimar. Factor um efeito térmico de 30 por cento de proteína, que tem o maior efeito térmico, porque leva mais energia para digerir.