Hortelã-pimenta é um padrão de inverno que lembra muitas das férias de inverno por causa das deliciosas guloseimas de Natal, como bastões de doces e casca de hortelã. No entanto, a hortelã-pimenta é usada para mais do que apenas doces de Natal. Ele tem sido usado há séculos por diferentes culturas por suas propriedades medicinais e culinárias por civilizações antigas e sociedades modernas. Duas versões principais de hortelã-pimenta, óleo de hortelã-pimenta e extrato de hortelã-pimenta contêm propriedades semelhantes e são usadas para propósitos semelhantes.
Hortelã-pimenta (Mentha x piperita L.)
De acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM ), hortelã-pimenta é uma erva que é um híbrido de hortelã e hortelã. Folhas de hortelã-pimenta têm sido usadas para distúrbios gastrointestinais e outros fins medicinais. A folha inteira da erva de hortelã-pimenta tem sido usada como tempero para alimentos e bebidas, bem como uma penhora de pratos.
Óleo de hortelã-pimenta
O óleo de hortelã-pimenta é obtido via destilação a vapor de folhas frescas de hortelã. O óleo de hortelã-pimenta pode ser usado em alimentos como aromatizante ou em forma de cápsula para tratar condições médicas específicas. O óleo de hortelã-pimenta contém naturalmente mentol, mentona e ésteres mentilados e, portanto, foi considerado adequado para uso em produtos como pasta de dente, goma de mascar, cigarros e xampu. Hortelã-pimenta é um óleo essencial e, como tal, é potente, portanto, apenas uma pequena quantidade de óleo é necessária para muitos usos.
Extrato de Hortelã-pimenta
Extrato de hortelã-pimenta é o menos potente derivado da erva de hortelã-pimenta. É extraído do óleo de hortelã-pimenta por destilação de álcool e é menos potente do que o seu óleo-mãe. O extrato é usado principalmente na culinária para adicionar um sabor mentolado aos alimentos. Um favorito durante a temporada de inverno, o extrato de hortelã-pimenta é usado para fazer assados e doces. Tal como acontece com o óleo de hortelã-pimenta, extrato de hortelã-pimenta também é usado em produtos de beleza, como sabonetes e xampus por suas propriedades aromáticas. Muitas pessoas acham o cheiro de hortelã-pimenta agradável e relaxante.
Benefícios Medicinais
Tanto o óleo de hortelã-pimenta quanto o extrato de hortelã-pimenta são usados para fins medicinais. O mentol encontrado no óleo e no extrato é atribuído a dar óleo de hortelã-pimenta e extrato de hortelã-pimenta suas propriedades medicinais de reduzir a coceira, inflamação e para acalmar a irritação da garganta. Óleo de hortelã-pimenta tem fortes evidências científicas para apoiar o seu uso no tratamento de tosse, indigestão, síndrome do intestino irritável e dores de cabeça de tensão, bem como sendo um antiespasmódico para o cólon, esôfago e intestinos. vezes tão potente como o extrato de hortelã-pimenta e só deve ser usado em pequenas quantidades. É a baixa potência do extrato de hortelã-pimenta que o torna mais amplamente usado para cozinhar. O óleo de hortelã-pimenta é seguro em pequenas doses, no entanto, reações alérgicas, erupções cutâneas, feridas na boca, queimaduras químicas, irritação nos olhos e lesões no pulmão têm sido associadas ao uso de óleo de hortelã-pimenta. O mentol, que é encontrado tanto no óleo quanto no extrato, pode ser mortal e possivelmente causar danos ao cérebro, pele e rins. Se inalado, o mentol pode causar reações adversas, como confusão, tontura, náusea e fraqueza muscular.