À medida que as mulheres envelhecem, ocorrem mudanças em seu ciclo menstrual que levarão a uma parada completa do ciclo. O tempo que leva a essa mudança é chamado de perimenopausa. Os sintomas durante esse período podem variar e se tornarão mais graves até o final. Esse estágio pode durar de dois a dez anos, com a maioria das mulheres caindo no intervalo de três a cinco anos.
Ciclos
O ciclo menstrual de uma mulher começará a mudar durante a perimenopausa. Quanto mais próximo do final desse estágio ela estiver, mais irregulares serão os ciclos. Algumas mulheres começam a experimentar períodos mais curtos e próximos. Eles podem se tornar mais pesados ou mais leves. Quanto mais perto da menopausa real uma mulher fica, ela vai pular mais períodos. No entanto, não é considerada verdadeira menopausa até que ela tenha passado pelo menos 12 meses sem um período. Quando um período é ignorado, o próximo é provável que seja mais longo e mais pesado.
Sleep
Quando uma mulher está lidando com perimenopausa, ela pode ter dificuldade em dormir. Alguns dos outros sintomas incluem o despertar noturno e a incapacidade de adormecer. O sono também é afetado pelo hormônio melatonina. Como a perimenopausa e a menopausa são alterações nos hormônios, o hormônio do sono pode ser afetado. Os suplementos de melatonina podem ajudar algumas mulheres. O estresse é outro fator que contribui para problemas de sono. As mulheres na perimenopausa são mais propensas a sofrer de estresse, contribuindo, portanto, para seus problemas de sono. Além de problemas para dormir, muitas mulheres experimentam mais fadiga.
Dores de cabeça
Devido às alterações hormonais que estão ocorrendo no corpo, as mulheres na perimenopausa podem ter dores de cabeça mais graves com mais frequência. Mesmo as mulheres que não eram propensas a dores de cabeça antes da perimenopausa podem experimentar essa mudança nas dores de cabeça. Quando uma mulher avança para a menopausa no final da perimenopausa, essas dores de cabeça podem aumentar em frequência e intensidade. Medicamentos sem receita geralmente funcionam com essas dores de cabeça. No entanto, se uma mulher estiver tendo problemas para controlar as dores de cabeça, seu médico poderá oferecer algo a mais para alívio.
Alterações emocionais
Algumas mulheres já apresentam problemas com sintomas pré-menstruais, ou TPM, que podem incluir mudanças de humor. As mulheres que passam pela perimenopausa experimentam várias mudanças emocionais, como essas mudanças de humor. Essas mudanças de humor podem ser mais graves e mais imprevisíveis porque não estão ligadas ao ciclo menstrual. As mulheres na perimenopausa são mais propensas a sofrer de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Ela também pode parecer mais irritável e irritada com a família e os amigos ao seu redor. Quando a menopausa é alcançada, esses desequilíbrios emocionais começam a se estabilizar.