Hydroxybenzoate, também conhecido como parabens, é um agente antioxidante e antimicrobial amplamente utilizado em produtos cosméticos e como conservante em alimentos embalados e medicamentos.
O que é hidroxibenzoato?
Este produto químico, conhecido nos rótulos dos produtos como parabenos, é baseado no ácido para-hidroxibenzóico, do qual o nome "parabens" é derivado. É encontrado em quatro formas principais: metilparabenos, propilparabenos, etilparabenos e butilparabenos, que é mais comumente usado em produtos comerciais. Frequentemente, combinações dos formulários são usadas. Parabens são encontrados naturalmente em fontes vegetais. Metilparabeno, por exemplo, é encontrado em mirtilos, onde serve como um agente antimicrobiano.
Usos comerciais de Parabens
Parabens são comuns por causa de sua eficácia como conservantes, seu baixo custo para produzir e sua longa história de uso seguro. Acredita-se que sejam seguros nos alimentos porque, quando ingeridos, perdem a maior parte de sua capacidade de imitar o estrogênio. Produtos farmacêuticos e cosméticos usam parabenos como um agente antimicrobiano.
Argumentos contra Parabenos
A maioria dos avisos sobre os perigos dos parabenos aparece em artigos em sites pessoais. Se há evidências - e freqüentemente há pouco -, elas geralmente citam estudos com amostras pequenas que afirmam que uma de suas formas químicas ou outra é perigosa para a saúde. Estes estudos são citados para indicar que o produto químico suspeito entrou no tecido humano. Por exemplo, um estudo feito na Grã-Bretanha que é frequentemente citado relatou encontrar parabenos no tecido do câncer de mama. Sem evidência determinando o produto químico diretamente causado ou contribuído para o desenvolvimento do câncer, a descoberta não é a prova de uma relação de causa e efeito.
São parabenos seguros?
Em 1984, os ingredientes cosméticos da Food and Drug Administration Revisão determinados parabenos eram seguros para uso. A Organização Mundial da Saúde, em seu Programa Internacional sobre Segurança Química, chegou a uma conclusão semelhante. Por causa da preocupação com a possibilidade de causar câncer, a FDA realizou outra revisão dos dados em 2003 e novamente não anunciou nenhuma evidência de dano pelo uso de parabenos.
A American Cancer Society também concluiu que as evidências científicas não suportam a alegação de que o uso de parabenos em cosméticos aumentou o risco de uma pessoa desenvolver câncer de mama. Eles sugeriram que "são necessários estudos maiores para descobrir que efeito, se houver, os parabenos podem ter sobre o risco de câncer de mama".
Efeitos colaterais
Se você tem pele normal, os parabenos geralmente não são irritantes. Parabens pode causar irritação da pele e dermatite de contato em indivíduos com alergias paraben. Apenas uma pequena porcentagem da população em geral parece ter essa alergia. O efeito dos parabenos na gravidez é desconhecido.