A anemia é uma deficiência patológica na quantidade de hemoglobina transportadora de oxigênio nos glóbulos vermelhos. Pode resultar de uma falha na produção de hemácias ou hemácias. Quando a anemia resulta de outra doença, é referida como anemia sintomática ou secundária. Algumas causas comuns de anemia sintomática são câncer, doença renal e doenças autoimunes.
Existem mais de 400 tipos diferentes de anemia. Suas causas podem ser divididas em três categorias: 1) anemia causada pela perda de sangue; 2) anemia causada pela produção diminuída ou defeituosa de hemácias; 3) anemia causada pela destruição dos glóbulos vermelhos.
Sintomas
Os sintomas da anemia incluem fadiga, desmaios, falta de ar e palpitações. Os pacientes também podem aparecer pálidos. Em casos de anemia devido ao estômago ou sangramento intestinal, as fezes podem aparecer pretas ou com sangue.
Câncer
Os cânceres, particularmente os da medula óssea, podem alterar a produção de células sanguíneas e produzir anemia. Isso pode resultar das células cancerígenas usando nutrientes e recursos disponíveis para crescer ou de medicamentos contra o câncer que inibem a replicação de células normais da medula óssea, além de células cancerígenas.
Kidney Disease
Rins saudáveis produzem eritropoietina, que estimula a medula óssea para produzir células sanguíneas. A doença renal pode resultar na diminuição da produção de eritropoietina, o que reduz a produção de células sanguíneas, resultando em anemia.
Hipotireoidismo
A deficiência de iodo é a principal causa de hipotireoidismo. Nos países onde a ingestão de iodo é inadequada, a doença autoimune da tireoide é mais comum. Um terço dos pacientes com hipotireoidismo desenvolvem anemia, com diminuição da massa de hemácias e resistência à eritropoetina. A causa dessa associação não é clara, mas pode ser devido a interações minerais ou anticorpos autoimunes.
Transtornos autoimunes
A anemia hemolítica autoimune ocorre quando o sistema imunológico ataca os glóbulos vermelhos, levando à sua destruição ( hemólise). Medicamentos como a metildopa e a fludarabina podem causar essa condição.
Existem vários tratamentos disponíveis, dependendo da causa subjacente da anemia. Tratamentos nutricionais incluem ferro e vitamina B-12 ou ácido fólico. Outros tratamentos concentram-se na doença primária em um esforço para eliminar a autoimunidade, infecções, inflamações ou malignidades. A eritropoetina também pode ser administrada para estimular a produção de células sanguíneas. No caso de as contagens de células sangüíneas estarem perigosamente baixas ou não responderem ao tratamento, transfusões de sangue também podem ser dadas.