O grupo vegetal azul é mais precisamente chamado de grupo azul-púrpura ou vermelho-púrpura porque o mesmo fitoquímico cria tons ou vermelho, azul e púrpura. Apenas alguns legumes pertencem naturalmente ao grupo azul, mas você pode encontrar uma variedade de vegetais especiais no mercado, geralmente em tons de roxo, que foram criados para impulsionar os antioxidantes benéficos.
Importância da Cor
Todos os vegetais do grupo azul-violeta contêm fitoquímicos chamados antocianinas. As antocianinas são pigmentos responsáveis pelas cores vermelha, azul e roxa, mas também são biologicamente ativas como antioxidantes. Como o grupo azul inclui mais frutas do que vegetais, grande parte da pesquisa é baseada em antocianinas extraídas da fruta. Estudos laboratoriais citados no site do Centro de Pesquisas Biomédicas de Pennington mostram que eles podem ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, melhorar a visão e inibir o crescimento do câncer. As antocianinas são solúveis em água, então use uma pequena quantidade de água quando você cozinhar esses vegetais para minimizar a perda de nutrientes.
Berinjela rica em antioxidantes
Variedades de berinjela com pele roxa contêm antocianinas, mas apenas na pele . Para obter o máximo de nutrientes, compre beringelas de tamanho menor, porque sua pele é mais macia e comestível do que as grandes berinjelas. Mesmo se você descartar a pele, você ainda terá outros fitoquímicos antioxidantes da carne. Um fitoquímico abundante encontrado na polpa - o ácido clorogênico - é um dos mais poderosos antioxidantes produzidos pelas plantas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. Quando você come berinjela, você também vai ganhar fibra dietética, tiamina e vitamina B-6.
Você pode encontrar diferentes tons de roxo e vermelho em repolhos porque a tonalidade muda dependendo níveis de acidez. Mesmo quando é roxo, esse tipo de repolho é comumente chamado de repolho roxo. Repolho roxo é uma rica fonte de vitamina A, em comparação com o repolho verde, que mal tem um traço da vitamina. Variedades vermelhas também têm cerca de 1,5 vezes mais ferro e vitamina C do que suas contrapartes verdes. Repolho roxo contém substâncias contendo enxofre encontradas apenas em vegetais crucíferos, o que pode ajudar a prevenir algumas formas de câncer, relata o Instituto Linus Pauling.
Especialidades Vegetais
Cientistas continuam a produzir plantas para maximizar o teor de antocianinas. Pesquisadores da Oregon State University desenvolveram uma das mais recentes variedades, um tomate roxo rico em antocianinas. A lista de vegetais azul-violeta no site do Rush University Medical Center inclui espargos roxos, pimentos roxos e escarola roxa. Você também pode encontrar cenouras roxas, couve-flor roxa e batatas roxas. Em estudos de laboratório, as antocianinas da batata-doce roxa interromperam o crescimento de células cancerígenas colorretais, de acordo com um estudo publicado na edição de novembro de 2013 da “Molecular Nutrition and Food Research”.