Azul 1 é uma coloração artificial tipicamente encontrada em bebidas, doces, assados e outros consumíveis, incluindo antibióticos líquidos. Às vezes é também chamado de Azul Brilhante. O azul 1 é um trifenilmetano derivado do petróleo. Em termos químicos, isso significa que tem três anéis aromáticos ligados a um átomo de carbono central. Nos Estados Unidos, os aditivos de cor são regulados pela Food and Drug Administration, mas alguns efeitos colaterais podem resultar da ingestão de itens contendo Blue 1.
Reações alérgicas
Reações a corantes alimentares são muitas vezes conhecidas como intolerância alimentar em vez de alergias porque não são reações de IgE. Não existe teste de alergia específico para Blue 1 ou outros corantes alimentares. Algumas reações ao Blue 1 incluem eczema, urticária, pálpebras inchadas, pele seca, espirros, infecções recorrentes do ouvido, congestão e sibilância. Reações graves incluem anafilaxia.
Câncer
De acordo com um artigo de Laurel Curran na Food Safety News, “Evidências sugerem, embora não provem, que Blue 1 ... causa câncer em animais.”> Distúrbio digestivo
Aqueles que têm intolerância ao Blue 1 podem apresentar sintomas como constipação, vômitos, inchaço, desconforto abdominal e diarréia. Os sintomas podem aparecer dentro de horas ou dias de ingestão de Blue 1. Enquanto uma pequena quantidade de Blue 1 pode causar problemas, comer um saco inteiro de doces com Blue 1 pode desencadear uma reação.
Outros efeitos colaterais