O açúcar fornece uma fonte rápida de energia, mas essa é a única coisa que ele tem para oferecer. Em todas as suas formas, o açúcar oferece pouco ou nenhum nutriente e calorias extras que levam ao ganho de peso e seus problemas de saúde associados. O açúcar também causa doenças cardíacas, cárie dentária, imunidade enfraquecida e várias outras condições. Enquanto um pouco está OK, você está melhor sem ele.
Fonte Rápida de Energia para Atletas
O açúcar é um tipo de carboidrato, o macronutriente que seu corpo usa como sua principal fonte de energia. Açúcar de mesa, xarope de milho, mel e outros adoçantes são todos os açúcares simples. Seu corpo as quebra e as metaboliza rapidamente. Eles estão quase imediatamente disponíveis para uso como energia, diferentemente dos carboidratos complexos, que seu corpo quebra mais lentamente. Muitos atletas, especialmente os atletas de resistência, confiam nos açúcares simples para mantê-los em exercícios ou competições longos e extenuantes, porque são fáceis de digerir.
Os açúcares simples não são uma boa fonte de energia. energia para a pessoa média. Porque o seu corpo os quebra tão rapidamente, eles promovem um pico de açúcar no sangue - ótimo para o corredor de maratona, mas não tão bom para você quando você está sentado em sua mesa. Em resposta ao surto de açúcar na corrente sanguínea, o pâncreas libera insulina extra para ajudar a levar o açúcar do sangue para dentro das células. Isso resulta em uma queda abrupta no nível de açúcar no sangue e energia, o que pode deixá-lo cansado e incapaz de se concentrar. Também pode aumentar a sua fome, especialmente os desejos por carboidratos mais simples.
A maioria dos tipos de açúcar, do açúcar de mesa ao mel, oferecem poucos, se houver, nutrientes, como vitaminas. , minerais, proteínas ou fibras, mas eles ainda oferecem 4 calorias por grama, assim como outros carboidratos. É por isso que eles são referidos como "calorias vazias". A maioria dos alimentos com calorias vazias é denso em calorias, então comer apenas um punhado de jujubas pode fornecer a mesma quantidade de calorias que uma salada grande, mas sem todos os nutrientes ou sensação de plenitude. Você pode continuar a comer as jujubas - ou o bolo, ou beber o refrigerante - sem nunca se sentir satisfeito, ao mesmo tempo em que consome muitas calorias. Quando seu corpo não usa essas calorias como energia, elas se transformam em gordura.
Promove a resistência à leptina
A leptina é um hormônio que seu corpo produz e que sinaliza a saciedade. É o que permite que você se sinta cheio e coloque o garfo em vez de continuar a comer. Comer muita frutose, encontrada em refrigerantes, doces e outros alimentos processados, pode torná-lo resistente à leptina, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Physiology em novembro de 2008. Como resultado, você pode comer demais sem se sentir satisfeito, que pode levar à obesidade e suas doenças associadas.
Doenças Crônicas
O açúcar está associado ao desenvolvimento de várias doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Embora comer muito açúcar não seja uma causa direta do diabetes tipo 2, o excesso de peso é um importante fator de risco. Se você tem pré-diabetes, comer regularmente muito açúcar pode desencadear a condição completa, de acordo com ConsumerReports.org. Em um estudo publicado no JAMA Internal Medicine, em abril de 2014, os pesquisadores registraram uma relação significativa entre o consumo de açúcar adicionado e o risco de morte por doença cardiovascular. Durante o estudo de 15 anos, os participantes que consumiam mais de um quarto de suas calorias do açúcar tinham mais que o dobro do risco de morte por doenças cardiovasculares em comparação com aqueles que consumiam menos de 10% das calorias do açúcar.
Outros efeitos negativos
O açúcar promove o acúmulo de placa e a quebra do esmalte dos dentes em combinação com bactérias em sua boca, o que pode levar a cáries e cáries. O consumo excessivo de açúcar também enfraquece a função imunológica. Consumir o equivalente a 8 colheres de sopa de açúcar - a quantidade em 30 onças de refrigerante - pode reduzir as habilidades das células brancas do sangue para matar os germes por quase metade, informa o site Ask Dr. Sears. O açúcar - especialmente os refrigerantes açucarados - pode até acelerar o envelhecimento de suas células, levando ao desenvolvimento de doenças, de acordo com pesquisa publicada no American Journal of Public Health em dezembro de 2014.
, , ] ]