Inicialmente chamada de vitamina B16, ou em algumas fontes B15, o nome preferido do produto é dimetilglicina ou DMG. Estritamente falando, não é uma vitamina, que é definida como sendo necessária para as funções do corpo humano, e é mais corretamente classificada como um suplemento dietético. Quimicamente, é um membro do grupo de aminoácidos que inclui colina, betaína, sarcosina e glicina. O DMG está particularmente associado ao apoio e ao reforço do sistema imunológico humano. Isto é apoiado por investigação clínica. Também é usado para aumentar o metabolismo, para melhorar a resistência física, desintoxicar o corpo e tornar a produção de energia mais eficiente.
Metabolismo
O B16 ou DMG é pensado para melhorar o desempenho de vários sistemas metabólicos do corpo: o sistema imunológico. sistema, o sistema cardiovascular e os músculos. Sua principal função no aumento da taxa metabólica é "maximizar a quantidade de energia produzida para cada molécula de oxigênio consumida", segundo a AltHealth. Como resultado, acredita-se por seus defensores para melhorar a resistência física, aumentando a eficiência da produção de energia. De acordo com o Dr. Roger Kendall, autor de “Building Wellness with DMG”, melhora o desempenho atlético, reduz a pressão arterial e pode prevenir a metástase do câncer. No entanto, ele também aponta que, embora DMG tenha impactos em vários sistemas do corpo, ele não deve ser visto como uma cura para todos.
Distúrbios do Sistema Imunológico
Em 1981, CD Graber publicou um artigo em o Journal of Infectious Diseases que teve uma importante influência no uso de DMG como suplemento no tratamento do HIV e AIDS. Graber descobriu que a DMG “aumenta a utilização de oxigênio pelos tecidos e radicais livres complexos”. O estudo também revelou que o uso de dimetilglicina produziu um aumento de quatro vezes na resposta do sistema imunológico aos anticorpos. Acredita-se que isso beneficia os pacientes com lúpus. Combinando B16 com B12 e ácido fólico é considerado por alguns para aumentar os efeitos benéficos do B16, aumentando o processo de metilação que é essencial para combater vírus e infecções bacterianas.
Outros Benefícios
B16 (DMG) é também pensado para combater os radicais livres no corpo e, assim, agir como um agente desintoxicante e antioxidante. Estudos também mostraram que pode melhorar as funções cognitivas de crianças com autismo, de acordo com um estudo de Parris M. Kidd. Em particular, o estudo mostrou uma melhora na fala e contato visual e um aumento da atenção.